Como forma de homenagear e respeitar os símbolos da cultura cuiabana, a Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), implantou faixas de pedestres especiais para capivaras no Parque das Águas. Conhecidas por serem simpáticas e fofinhas, as capivaras são uma presença constante em diversos parques da cidade, incluindo o Parque das Águas. A faixa de pedestres foi pintada de branco, com ilustrações de patinhas amarelas, para alertar os motoristas sobre a travessia desses animais.
Placas de sinalização já tinham sido instaladas para avisar sobre a presença das capivaras, conhecidas por seu comportamento tranquilo e natureza semiaquática.
"Como o Parque das Águas é um espaço turístico, e para demonstrar respeito aos animais, implantamos a faixa. Sabemos que as faixas de pedestres nas vias públicas têm formatos regulamentados pela legislação, mas, no parque, encontramos uma forma divertida e respeitosa de sinalizar", explicou a secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni.
No Brasil, as capivaras têm se tornado ícones populares, estampando camisas, inspirando formas de pastel e aparecendo em inúmeros vídeos virais nas redes sociais. Em Cuiabá, a iniciativa reafirma o compromisso com o cuidado e respeito aos animais. “É uma forma ilustrativa do pedestre andar lá e ter a percepção que em todo lugar tem que respeitar a faixa”, concluiu Zamproni.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!