O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, destacou a importância da harmonia entre os Poderes, durante a sessão solene de instalação da 2ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta segunda-feira (5).
“Estou aqui, em nome de todos os conselheiros do Tribunal de Contas, para desejar um excelente ano a esta Casa. Vim reafirmar e reforçar a parceria que existe entre as duas instituições, que são coirmãs, que trabalham juntas pelo crescimento e desenvolvimento de Mato Grosso”, afirmou o presidente, que exerceu três mandatos como deputado.
Sérgio Ricardo também destacou a importância da parceria entre a Corte de Contas e o Legislativo para o avanço do estado. “Essa miscigenação entre técnicos e políticos faz com que o Tribunal tenha essa visão, que se aprimora a cada dia mais, de não ser apenas um órgão julgador, mas um órgão que orienta e trabalha para preparar o gestor.”
Em seu discurso, o presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho, pontuou que a união entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário garante o fortalecimento e a vivência plena da democracia. Neste contexto, lembrou que o diálogo fomentado ao longo dos anos resultou em um ambiente de respeito, que une todo o estado.
“A Assembleia sempre teve o compromisso de dialogar com os afins e contrários, ponderar, agir quando necessário e fazer valer a grandeza do cargo. É neste sentido que buscamos e sempre buscaremos, por meio da convivência harmoniosa e responsável com os demais Poderes constituídos, o equilíbrio para o bem do estado e do povo”, afirmou.
Na ocasião, o governador do estado, Mauro Mendes, ressaltou a importância do Parlamento e apontou que a boa relação entre as instituições estaduais é um exemplo para o restante do país. Além disso, apresentou um balanço de sua gestão, com prestação de contas e propostas para 2024.
“Sempre demonstrei respeito a esse Parlamento, à democracia e, acima de tudo, considero a relevância dos trabalhos que essa casa presta ao Estado. Tivemos debates e decisões importantes que foram tomadas aqui. O que temos construído e compartilhado juntos, de forma harmônica, tem trazido bons resultados para Mato Grosso”, disse.
A solenidade marcou a retomada dos trabalhos e contou com a presença de outras autoridades, como a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Clarice Claudino da Silva, do procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Júnior, e da defensora pública-geral, Maria Luziane Ribeiro de Castro.
A primeira sessão ordinária da Casa para leitura de projetos e pronunciamentos será na próxima quarta-feira (7), às 10h. O início da nova sessão legislativa motiva ainda a recomposição das comissões técnicas da Casa, obedecendo a proporcionalidade das bancadas e blocos partidários.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!