UNICRED MATO GROSSO 2 BILHOES

SAÚDE

SES e Ministério da Saúde capacitam gestores para melhorar acesso da população ao atendimento médico

Por Secom Gov.MT
Publicado em 25-02-2025 às 09:13hrs
Oficina buscou integrar as equipes para ampliar o acesso aos serviços especializados, principalmente em áreas com alta demanda e de difícil acesso

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizou, nesta semana, a oficina de ativação do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), promovida pelo Ministério da Saúde. O objetivo é melhorar o acesso da população aos atendimentos médicos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS), reduzir as filas de espera e otimizar a gestão dos serviços de saúde.

O evento foi ocorreu na Escola dos Servidores do Poder Judiciário, na sexta-feira (21.2).

“Embora esta capacitação seja um programa do Ministério da Saúde, ela complementa as ações que a Secretaria de Estado já vem desenvolvendo, fortalecendo o plano estadual de saúde e alinhando com as agendas locais dos municípios, através de seus planos municipais. É assim que podemos, de forma integrada, promover a transformação necessária, levando a mudança concreta e garantindo mais acesso e qualidade para o cidadão”, declarou o secretário adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde, Juliano Melo.

A oficina teve o propósito de capacitar e integrar as equipes para que o programa Mais Acesso a Especialistas seja implementado de forma eficaz, promovendo a ampliação do acesso aos serviços especializados, principalmente em áreas com alta demanda e em regiões de difícil acesso. Ela também focou no fortalecimento da cooperação entre os setores da saúde, promovendo uma gestão mais eficiente e resolutiva, com a participação ativa dos profissionais de saúde e dos gestores locais.

Durante a oficina, foram discutidos pontos como a organização e implementação das ofertas de cuidado especializado, como consultas e exames, além de estratégias para prevenir a fragmentação do atendimento, garantindo a continuidade do cuidado dos pacientes, desde o diagnóstico até o acompanhamento clínico.

“Quero parabenizar a Secretaria de Estado do Mato Grosso pela realização do evento, que a gente está chamando de oficinas de ativação desse programa que vem atender a um anseio histórico, que era o acesso do cidadão e da cidadã a ações de atenção especializada. Esse programa vem para melhorar e organizar melhor os serviços de atenção especializada em cinco ações específicas, oftalmologia, cardiologia, ortopedia, otorrinologia, câncer e oncologia”, frisou o diretor do Departamento de Programas Estratégicos do Ministério da Saúde, André Luís Bonifácio de Carvalho.

Também participaram da oficina o superintendente da Secretaria Estadual do Ministério da Saúde, Altir Antônio Peruzzo, e Fátima Malinski, que é secretária Municipal de Saúde de Santa Carmem, vice-presidente regional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems) na região de saúde Teles Pires e membro da Comissão de Acompanhamento da Contratualização (CAC) dos hospitais contratualizados da região Teles Pires.

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

EDUCAÇÃOVer Mais