VERdade

Setasc firma parceria garantindo 6.700 vagas de cursos para a população em vulnerabilidade

Por Secom Gov.MT
Publicado em 25-07-2024 às 12:15hrs
Termo de Cooperação destina bolsas integrais para cursos de ensino superior e profissionalizantes na modalidade presencial e EAD

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) assinou, nesta terça-feira (23.07), o Termo de Cooperação Nº 27/2024 que destina 6.700 vagas, com bolsas integrais de cursos superiores e profissionalizantes, para pessoas em vulnerabilidade social. O termo contou com a assinatura da primeira-dama de Mato Grosso Virginia Mendes e representantes do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Poder Judiciário, município de Várzea Grande e o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).

As bolsas integrais serão concedidos pelo Centro Universitário Univag, na modalidade presencial e ensino à distância (EAD), e destinadas prioritariamente à população de baixa renda, alunos de escolas públicas, vítimas de violência doméstica, população carcerária privada de liberdade, ou em qualquer tipo de pena, e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas , incluindo egressos.

“Este termo vai proporcionar às pessoas que desejam conquistar uma profissão e iniciar uma carreira no mercado de trabalho ou como empreendedor. Reconheço isso como um avanço”, disse a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes.

A secretária de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso, Grasi Bugalho, afirmou que este projeto vem para agregar outros programas do Governo do Estado, como o Programa SER Família Capacita, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, que conta com 50 mil vagas de cursos profissionalizantes para os 141 municípios do Estado.

“Essa cooperação entre universidade e poder público vai nos proporcionar atender a população com outros cursos que não estão previstas no contrato do SER Família Capacita.  Muitas vezes temos dificuldades em colocá-los nos cursos, principalmente, as mulheres que são mães, chefes de família e ter essa oportunidade de qualificação é muito importante”, disse.

Um comitê gestor, formado por representantes das instituições envolvidas, acompanhará e fiscalizará o cumprimento do termo de cooperação. A indicação dos beneficiários que serão contemplados com a realização dos cursos, ficará a cargo da Setasc e do Município de Várzea Grande.

Para o procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Deosdete Cruz Júnior, a qualificação profissional é uma ferramenta de inserção e permanência das pessoas no mundo do trabalho e, quando enxergamos por esse prisma, passamos a ver bolsas de estudos como bolsas de oportunidades.

Já o reitor do Univag, Drauzio Antonio Medeiros, disse que a parceria com o poder público é um passo a mais da instituição, no intuito de fortalecer o trabalho solidário.

“É um projeto que irá atender quem realmente necessita de um curso superior para sua qualificação. Não é para atender aquele que já tem uma qualificação, mas para atender realmente aquele que precisa”, afirmou.

Segundo a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, o termo assinado traduz o esforço e compromisso de todos os poderes, com o intuito de contribuir na autonomia financeira das pessoas em vulnerabilidade social. 

“Não há avanço social, e ascensão profissional sem isso, o conhecimento é libertador, constrói realmente a pavimentação necessária para qualquer pessoa ter a sua dignidade garantida. Essas vagas são destinadas a população que está em vulnerabilidade, seja ela das mais variadas formas, todas são de grande alcance social e reverberando na nossa sociedade, por meio de famílias que estarão com a garantia de um futuro melhor”, salientou.

Com validade de cinco anos, o termo de cooperação prevê vagas para os cursos de graduação em Gestão de Recursos Humanos, Logística, Gestão Comercial, Gestão Pública, Comércio Exterior, Marketing, Pedagogia, Administração de Empresas e Ciências Contábeis. Foram contempladas ainda vagas para cursos de extensão de formação empreendedora e profissionalizantes, como design de sobrancelhas, alongamento de cílios, panificação básica, confeitaria, entre outros.

A solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica contou também com a participação da secretária municipal de Assistência Social de Várzea Grande, Ana Cristina Vieira; o procurador-geral do município de Várzea Grande, Jomas Fulgêncio de Lima  Júnior; o desembargador Hélio Nishiyama; o subprocurador-geral de Justiça Jurídico Institucional, Marcelo Ferra de Carvalho; o secretário-geral do MP, promotor de Justiça Adriano Augusto Streicher de Souza; a promotora de Justiça Josane Fátima de Carvalho Guariente, entre outras autoridades.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

EDUCAÇÃOVer Mais