Grêmio vence o Santos por 1 a 0 na estreia do Campeonato Brasileiro 2023, na noite deste domingo, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O gol da vitória foi do lateral João Pedro, ainda no primeiro tempo. Suárez perdeu um pênalti na etapa final, mas o Tricolor conseguiu segurar o adversário e começar a competição com o pé direito.
Grêmio 1 x 0 Santos - Melhores Momentos - 1ª rodada do Brasileirão 2023
Com o resultado, o Grêmio faz os primeiros três pontos no campeonato e ocupa a nona posição da tabela. Já o Santos, termina a rodada na 17ª posição.
Foi um primeiro tempo movimentado no Alfredo Jaconi. As duas equipes tiveram oportunidades de gols. No lado do Grêmio, a melhor foi com Cristaldo, aos dez minutos, mas João Paulo fez bela defesa. Já para o Santos, Marcos Leonardo cabeceou sozinho na pequena área, mas Adriel estava bem posicionado e segurou. O Tricolor teve mais volume de jogo, mas o Peixe melhorou com a entrada de Soteldo, após Lucas Barbosa sair machucado. Mas a pressão gremista fez efeito. Aos 43 do segundo tempo, Diogo Barbosa cruzou na área e Eduardo Bauermann afastou. Na sobra, João Paulo apereceu para bater colocado de esquerda e abrir o placar em Caxias do Sul.
A etapa final recomeçou equilibrada. O Grêmio teve a chance de ampliar aos 8 minutos. O pênalti de Messias em Cristaldo foi assinalado após revisão no VAR. Suárez foi para a cobrança e isolou. O chute levou para longe também a tranquilidade gremista no jogo. A partir do lance, o time caiu muito e viu o Santos pressionar e ter mais volume. Eduardo Bauermann obrigou Adriel a fazer uma defesaça em cruzamento. Depois, Lucas Lima desperdiçou cobrança de falta. No outro lado, Nathan arrematou de muito perto, enquanto Suárez e Zinho obrigaram João Paulo a trabalhar.
Todos os holofotes estavam em cima de Luis Suárez, uma das atrações do Brasileirão em 2023. No segundo tempo, o camisa 9 do Grêmio teve a chance perfeita de começar com o pé direito. Após revisão no VAR, o Tricolor teve pênalti marcado de Messias em Cristaldo.
Suárez foi para a batida, mas isolou a cobrança. Quase um tiro de meta batido pelo uruguaio sobre o travessão de João Paulo. Foi o terceiro pênalti perdido pelo centroavante em cinco cobrados no clube gaúcho.
Aos 8 min do 2º tempo - cobrança de pênalti para fora de Luis Suárez do Grêmio contra o Santos
As torcidas de Grêmio e Santos entraram em conflito durante o intervalo da partida no Alfredo Jaconi. Gremistas e santistas brigavam pela grade quando os torcedores do Peixe forçaram o portão e invadiram o espaço destinado aos tricolores no Jaconi. Na sequência, houve correria nas duas partes e a polícia militar gaúcha rapidamente entrou em ação e permaneceu no espaço durante o segundo tempo.
O Grêmio mandou a partida para o Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, justamente por uma punição referente à briga de torcedores no jogo contra o Cruzeiro, em 2022, na Série B. O clube gaúcho ainda jogará duas partidas com a Arquibancada Norte fechada.
Cenas lamentáveis: torcidas de Grêmio e Santos brigam na arquibancada do Alfredo Jaconi
O Grêmio terá a semana cheia de treinos, pois volta a campo apenas no próximo sábado, quando encara o Cruzeiro, às 21h, no estádio Independência, em Belo Horizonte. Já o Santos, recebe o Audax Italiano em casa na próxima quinta-feira, pela fase de grupos da Sul-Americana, às 19h (de Brasília). Pelo Brasileirão, o Peixe enfrenta o Atlético-MG no domingo, dia 23, às 16h, também na Vila.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!