
O Tribunal de Contas de Mato Grosso promoveu, nesta segunda-feira (04), treinamento do Sistema do Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE) para equipes da Prefeitura de Cuiabá, marcando a retomada do uso da ferramenta pela capital e o início de uma nova etapa de acompanhamento das metas municipais.
Realizada pela Secretaria de Planejamento, Integração e Coordenação (Seplan), a capacitação aborda temas como acompanhamento da execução dos planos e o envio de relatórios gerenciais, fundamentais para o monitoramento e avaliação dos objetivos estabelecidos pelo município para os próximos 12 anos.
O titular da Seplan do TCE-MT, Adjair Roque de Arruda, destacou que a proposta é de adesão voluntária. “Não é uma exigência. Então, estamos de portas abertas para receber os gestores que ainda não aderiram. Nossa missão é orientar sobre as políticas públicas que eles desenvolvem, como no caso da cobertura vacinal, por exemplo.”
Ele destacou ainda o papel do envolvimento dos servidores. “Todos têm que se sentir pertencentes ao processo, porque sem a aderência das equipes fica muito mais difícil avançar”, disse. “Lá no futuro, quando terminar a gestão, tenho certeza de que Cuiabá será uma capital muito melhor. Todos nós queremos vivenciar isso”, completou.
Na maior cidade do estado, com 700 mil habitantes, a ferramenta pode ser determinante para otimizar os recursos e orientar decisões. “Quanto maior o município, mais ele precisa do planejamento, porque o estrago do gasto equivocado é muito pior”, explicou o subsecretário da Seplan e coordenador do programa, Guilherme Almeida.
Neste contexto, também chamou a atenção para a evolução constante do sistema, desenvolvido pelo próprio Tribunal. “Estamos trabalhando para que a operacionalização do sistema seja cada vez mais simples, para que fique fácil para as equipes definirem as informações. Nesse processo, estamos evoluindo junto com os municípios.”
Para o secretário de Planejamento de Cuiabá, Murilo Bianchini, o olhar técnico e moderno da proposta estão alinhados à visão do prefeito, Abílio Brunini. O prefeito da Capital formalizou a retomada ao programa durante evento no TCE-MT em que apresentou o balanço dos seis primeiros meses de mandato, em julho deste ano.
“Quando conseguimos fazer esse controle das metas e dos acompanhamentos pelas secretarias, as políticas públicas são entregues de forma real para a população. Então, com o advento do GPE, tenho certeza de que a melhoria dos serviços públicos vai continuar acontecendo”, pontuou Bianchini.
GPE
Executado pelo TCE-MT em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e com a Associação Mato-grossense dos Municípios, o GPE foi lançado em 2022. Atualmente, a iniciativa conta com 120 prefeituras participantes, abrangendo mais de 90% da população do estado.
Além de auxiliar a administração na definição de mapas estratégicos, o projeto oferece consultoria aos gestores e garante acesso à plataforma digital que apoia a gestão de estratégias de longo prazo e o monitoramento de políticas públicas em áreas como educação, saúde, economia e infraestrutura.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!