
Com o tema “Gestão Estratégica de Cidades Inteligentes”, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) concluiu as aulas do MBA em Gestão de Cidades, realizado em parceria com a Fadisp. Compromisso institucional do presidente Sérgio Ricardo, a pós-graduação contou com a participação de mais de mil alunos entre prefeitos, secretários, técnicos e servidores municipais. A certificação será dia 9 de dezembro.
O 24° e último módulo foi ministrado pela arquiteta e urbanista Paola Regina Antonacio Monteiro, presidente da Câmara de Cidades Inteligentes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG), que destacou que o tema faz parte de uma agenda global.
“Quando a gente fala de cidades inteligentes, falamos de marcos nacionais e internacionais que mostram como nos inserimos nesse contexto. Toda cidade pode passar por esse processo de transformação, seja centenária ou recente, porque estamos falando de bem-estar e qualidade de vida para a população. E isso todas as cidades querem”, destacou.
Segundo Paola, a tecnologia é um elemento essencial, mas não o único. “Ela foi o início da discussão, pela capacidade de gerar dados. Mas é preciso mudança de paradigma, pensar um planejamento mais estratégico e uma gestão embasada em informações qualificadas”, acrescentou.
Entre os alunos, o sentimento predominante foi de entusiasmo e avanço profissional. Para a servidora da Procuradoria Geral do Município de Cuiabá (PGM), Olivia Andrea Dalla Rosa, o MBA despertou novos interesses e impactou diretamente sua rotina de trabalho.
“Os módulos causaram estímulo e curiosidade. Vários temas nos fazem pensar que o futuro já está aí. A inteligência artificial, por exemplo, já faz diferença no meu dia a dia. Passei a usar muito mais, a buscar mais informações e a aplicar isso na Procuradoria, desde mobilidade urbana até o uso de sistemas na administração”, relatou a participante.
Sobre a última aula, Olivia destacou o desafio das cidades históricas. “Cuiabá não foi projetada para o futuro que está vindo. Pensar cidades inteligentes aqui é pensar como acolher as necessidades urbanas em um ambiente tão delicado.”
Para servidores internos, o MBA também reforçou capacidades técnicas essenciais. O assessor de Gabinete do TCE-MT Ilson Fernandes Sanches avaliou que a formação trouxe ferramentas fundamentais para o trabalho de apoio aos municípios.
“É uma sustentação que precisávamos para entender os novos programas federais e estaduais. Meu trabalho de conclusão foi sobre reforma tributária e isso já gerou resultados concretos, como o encontro técnico e o encontro internacional recentemente realizados. A importância desse curso está no conhecimento agregado, que melhora nossas entregas e propostas”, afirmou Sanches.
Sob coordenação do procurador-geral de Contas, Alisson Carvalho de Alencar, o curso teve carga horária total de 360 horas. As aulas foram realizadas no auditório da Escola Superior de Contas e transmitidas ao vivo pela TV Contas (canal 30.2) e pelo Canal do TCE-MT no YouTube.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!