O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realiza, entre os dias 15 e 19 de julho, o Seminário de Formação Técnica sobre Gestão da Saúde nos Municípios de Mato Grosso. O evento, que tem como objetivo capacitar gestores e profissionais da saúde sobre gestão financeira e prestação de contas dos recursos públicos no segmento, será realizado no auditório da Escola Superior de Contas (ESC).
A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) são parceiros na realização do Seminário. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui.
Ao citar os desafios enfrentados pelo setor, o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, destacou que a capacitação tem que ser constante. “O TCE-MT vem orientando os gestores sobre boas práticas, para que possam investir os recursos de uma forma mais eficiente e garantir o atendimento à população.”
O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, ressaltou que a gestão em saúde é um desafio para os municípios, considerando a complexidade do setor e alta demanda pelos serviços. “A legislação é bastante rigorosa e é necessário que os agentes públicos estejam preparados para atender as exigências e executar açoes de forma planejada e eficiente. Durante o evento, os prefeitos e técnicos participantes terão a oportunidade de esclarecer dúvidas com especialistas para que possam fazer ajustes na gestão e implementar novas estratégias de atuação”, frisou.
A cerimônia de abertura acontece às 8h, seguida da palestra “Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos”, ministrada pelo secretário de Gabinete de Inovação e Transformação Digital do TCE-MT, Nilson Bezerra. Clique aqui e confira a programação.
A programação ainda abordará temas como “Painel de Sistemas de Informação em Saúde: Ferramentas para Tomada de Decisão”, debatido pelo superintendente de Atenção à Saúde da SES, Diógenes Marcondes, e representante técnico do Cosems. Já a contadora Waldna Fraga Silva abordará as “Orientações Técnicas da AMM para Alcance do Índice Municipal de Qualidade da Saúde para o IPM/ICMA”.
Representando a ESP-MT, o professor Themistócles Alves falará sobre o “Processo Licitatório na Saúde (Entendimento Contábil Operacional)”. E para encerrar o evento, o secretário Executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Guimarães Junqueira, tratará sobre “Orientações Contábeis sobre Saldo em Contas”.
O Seminário tem como público-alvo prefeitos, secretários municipais de saúde, diretores de saúde e de unidades de saúde, gestores de Sistemas do Sistema Único de Saúde (SUS), gestores de unidades de saúde conveniadas ou com cooperação técnica com o Poder Público Municipal e consórcios intermunicipais de Saúde.
Realizado com apoio do Ministério da Saúde (MS) e do Conasems, o encontro acontecerá nos períodos matutino e vespertino, de forma presencial e online. A participação garante certificado de 40 horas.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!