PI 9103 AL-MT AUDIÊNCIAS PUBLICAS de 01 a 07 OUTUBRO 2024

SAÚDE

Umidade do ar cai a nível alarmante de 12% e Defesa Civil emite alerta laranja

Por Da redação ÚnicaNews.com.br
Publicado em 05-07-2024 às 09:49hrs
O alerta laranja aponta para perigo de baixa umidade que deve variar entre 20% e 12%

A Defesa Civil e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alerta laranja, de perigo intenso, para a baixa umidade em Cuiabá e pelo menos outros três municípios da região Centro-Sul mato-grossense. Embora o inverno em Mato Groso seja marcado por um período menos chuvoso e de clima seco, a umidade do ar registra quedas altamente preocupantes, chegando a apenas 12% em alguns momentos do dia, nível mais baixo que nos desertos.

O alerta laranja aponta para perigo de baixa umidade, que deve variar entre 20% e 12%. Além de Cuiabá, o aviso vale também para Primavera do Leste, Rondonópolis, Cáceres e outras cidades do Centro-Sul Mato-grossense.

A consequência são os riscos de incêndios florestais e à saúde. Aumentam também as chances de ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

A média prevista para este ano é de 24 °C, mas nas últimas semanas, os termômetros chegaram várias vezes muito perto dos 40°C.

Este mês, a previsão do Inmet aponta para dias de calor em excesso, quando as temperaturas médias poderão ultrapassar os 36 °C. Neste final de semana, por exemplo, os termômetros devem marcar 37°C.

Confira a previsão

Sexta-feira (05)
Mínima: 23 °C
Máxima: 37 °C
Céu claro e ventos fracos

Sábado (06)
Mínima: 23 °C
Máxima: 36 °C
Sol com poucas nuvens

Domingo (07)
Mínima: 22 °C
Máxima: 36 °C
Sol com poucas nuvens

Fique atento às recomendações do Inmet

• Beber bastante líquido.
• Evitar desgaste físico nas horas mais secas.
• Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
• Usar hidratante para a pele e umidificar os ambientes.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais