O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), recebeu do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Certificado de Reconhecimento à Casa de Leis, pelas garantias dos direitos de crianças e adolescentes, por meio do Comitê do Selo Unicef (edição 2021-2024), presidido pela Associação Para o Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM). A entrega do certificado ocorreu na manhã desta quinta-feira (5), na Primeira-Secretaria.
Max Russi, que é membro do comitê, tem atuação ampliada na defesa no social, por meio de ações e na criação de políticas públicas. O parlamentar também é membro da Comissão de Diretos Humanos, Defesa dos Direitos da Mulher, Cidadania, Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso.
“Fico feliz em representar a Assembleia Legislativa, neste momento de reconhecimento, por tantas ações que meus colegas e eu defendemos em prol da criança e do adolescente. A proteção e o tratamento dado a esse grupo, possuem impacto direto no desenvolvimento humano desses indivíduos e que reflete nos aspectos sociais, físicos, psicológicos e emocionais. E nós, enquanto parlamentares, estamos aqui (Assembleia) para defender tudo isso”, assegurou Max Russi.
Os municípios mato-grossense reconhecidos com o Selo Unicef foram Arenápolis, Barra do Garças, Cuiabá, Nova Xavantina, Paranaíta, Planalto da Serra, Primavera do Leste, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Tangara da Serra e Tapurah. De acordo com informações do escritório da Unicef-Belém do Pará, responsável pela região amazônica, o fundo já se organiza para a convocação dos prefeitos para assinatura do Termo de Adesão ao selo.
“Parabéns aos prefeitos que conquistaram o selo. Não é tarefa fácil, já fui prefeito e sei o quantos os municípios, os menores especialmente, precisam se desdobrar para atender tantas demandas de suas cidades. Agora, torço para que os próximos, reeleitos e eleitos, aceitem encarar a próxima edição”, concluiu Max Russi, que também foi prefeito, em Jaciara, por dois mandatos consecutivos.
A ação da Unicef visa apoiar os municípios do Semiárido Brasileiro e da Amazônia Legal Brasileira, fortalecendo as políticas públicas municipais voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Outras informações estão disponíveis no portal: https://www.unicef.org/brazil/
É de caráter avaliativo do Unicef, as ações direcionadas à educação de qualidade para todos; proteção contra a violência; oportunidades de formação e trabalho para adolescentes e jovens; saneamento básico nas escolas e proteção social para famílias vulneráveis e à primeira infância.
São parceiros do Selo Unicef em Mato Grosso, a Assembleia Legislativa, Ministério Público do Trabalho, Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios do Mato Grosso (APDM), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Federação das Associações de Bairros de Mato Grosso, Instituto Peabiru, Ministério Público de Mato Grosso/CAOJ Infância e Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Selo Unicef – A ação surgiu em 1.999, no Ceará. Em seus primeiros anos de ação pelo país, o fundo reuniu 1.500 cidades por todo o Brasil, bem diferente da edição mais recente (2021-2024) e que reuniu 2.023 municípios de 18 estados, a maior edição da história. Mato Grosso foi representado por 74 das 142 cidades existente
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!