A Marca Sebrae é uma das mais valiosas do Brasil. Pesquisa conduzida pelo Instituto Ipsos aponta que o valor da marca em 2025 atingiu R$ 33,9 bilhões. Para definir a importância da Marca Sebrae nos resultados das empresas, especialmente com relação a faturamento e lucro, o levantamento ouviu 6 mil Microempreendedores Individuais (MEI) e donos de Micro e Pequenas Empresas (MPE) de todo o país entre janeiro e fevereiro deste ano, o que consolidou o Sebrae como a quarta marca mais valiosa do Brasil, de acordo com o ranking TM20.
Promovida desde 2009, a pesquisa “Valor de Marca Sebrae 2025” foi realizada este ano pelo Instituto Ipsos, que percorreu quatro etapas estruturadas: diagnóstico inicial, pesquisa com clientes, análise financeira e relatório final. Os entrevistados foram questionados sobre uma variedade de itens que compõem o dia a dia do relacionamento do seu negócio com o Sebrae.
O valor apresentado no relatório resulta do aumento de pequenos negócios no Brasil, da ampliação da base de clientes Sebrae e da sua contribuição para ampliar o faturamento e a lucratividade, analisa o presidente da instituição, Décio Lima.
“É indiscutível o papel do Sebrae na geração de lucros dos MEI e MPE. Esse resultado reforça o relacionamento próximo e sólido que construímos com os empreendedores, visando a entrega de valor e o sucesso dos pequenos negócios” diz o presidente do Sebrae.
O estudo também destaca que, se estivesse no mercado de capitais, o Sebrae ocuparia o quarto lugar entre as marcas mais valiosas do país, atrás apenas de gigantes como Mercado Livre, Itaú e Vivo.
Além do valor financeiro, o Sebrae figura entre as marcas mais fortes do Brasil, ao lado de nomes como Nubank, Havaianas e Natura, segundo o ranking das “Marcas Mais Fortes do Brasil”, elaborado pela Design Bridge and Partners e TM20. Essa posição de destaque evidencia a confiança e a relevância da entidade para o ecossistema empreendedor nacional.
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