A Prefeitura de Várzea Grande deu mais um passo rumo à modernização da administração pública. A Secretaria de Gestão Fazendária apresentou à prefeita Flávia Moretti (PL) os avanços obtidos com o novo Sistema Data Lake Fiscal, uma ferramenta tecnológica que otimiza o controle de dados tributários, fortalece o combate às fraudes e vem aprimorando a arrecadação municipal ao longo dos primeiros dez meses de gestão.
A prefeita Flávia Moretti destacou que o investimento em inovação é parte do compromisso da gestão em tornar a máquina pública mais eficiente e transparente. “Estamos modernizando a gestão fazendária com tecnologia e inteligência. Isso não apenas melhora a arrecadação, mas também garante que o cidadão veja o resultado dos tributos investidos em obras, serviços e melhorias na cidade. Nossa prefeitura vai sair do modo analógico para o digital, com adoção de tecnologias que dão transparência e confiabilidade na geração de informações”, afirmou.
De acordo com o secretário de Gestão Fazendária, Marcos José da Silva, o sistema centraliza e processa grandes volumes de informações fiscais como notas fiscais eletrônicas, em um único ambiente digital.
“Com essa tecnologia, conseguimos reunir dados que antes ficavam dispersos em diferentes plataformas. Agora, a equipe tem uma visão integrada, o que facilita o cruzamento de informações e a tomada de decisões mais estratégicas”, destacou.
O Data Lake Fiscal funciona como um grande repositório inteligente. Ele armazena informações em seus formatos originais, sejam estruturados, semiestruturados ou não estruturados, e permite que diferentes equipes da gestão pública acessem e analisem os mesmos dados de acordo com suas necessidades.
Entre os principais benefícios do sistema estão a otimização da conformidade tributária, com cruzamentos automáticos que reduzem o risco de multas; a identificação ágil de fraudes e inconsistências, por meio de ferramentas de análise avançada e inteligência artificial; um planejamento tributário mais eficiente, baseado em dados reais e atualizados; e o monitoramento de desempenho em tempo real, por meio de relatórios e painéis que acompanham os principais indicadores fiscais do município.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!