POLITICA

Várzea Grande já instalou 30 mil lâmpadas em LED e vai avançar para 23 mil até final de 2024

Por Secom PMVG
Publicado em 30-10-2023 às 08:28hrs
“Uma cidade mais iluminada, representa mais segurança aos moradores e trabalhadores de Várzea Grande e um aporte indispensável a segurança delas e dos imóveis da cidade. Forças policiais como as polícias militar e judiciária civil, bem como a guarda municipal tem no trabalho de segurança pública um aliado indispensável que é a iluminação que ajuda não apenas no combate a criminalidade como também em evitar a ação dos criminosos que sempre procuram locais sem monitoramento e de pouca iluminação”, explicou o prefeito.

Várzea Grande completa neste mês de outubro a troca de 20 mil lâmpadas em LED para as principais regiões, ruas e avenidas da segunda maior cidade de Mato Grosso em parceria com o Governo do Estado através do Programa MT iluminado que contempla todas as 141 cidades de Mato Grosso. 

Essas 20 mil lâmpadas se somam a outras 10 mil lâmpadas em LED que a própria Prefeitura de Várzea Grande através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, com recursos da Contribuição de Iluminação Pública - CIP, cobrada nas contas de energia elétrica pagas por consumidores privados e pelo próprio Poder Público, seja ele federal, estadual ou municipal, utiliza para manter a iluminação em ruas, avenidas e logradouros públicos em Várzea Grande, que segundo dados do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, superou os 300 mil habitantes.  

“Além de apoio do governo do Estado que está permitindo um investimento desta envergadura em Várzea Grande e nas demais cidades de Mato Grosso, a Administração Municipal tem utilizado seus recursos para ampliar ainda mais o número de ruas e avenidas atendidas com lâmpadas em LED, visando uma melhor qualidade de vida para as pessoas”, frisou o prefeito Kalil Baracat, sinalizando como fundamental para atrair novas empresas ter disponível energia elétrica, pavimentação asfáltica e segurança.

Kalil Baracat lembrou que a decisão de implementar o MT Iluminado demonstra a preocupação do governador Mauro Mendes com as cidades e a segurança de sua população.

Um sistema de Gestão de Iluminação Pública eficiente traz uma série de benefícios para a população. Afinal, ele amplia a sensação de segurança na cidade, proporciona mais conforto para todos, melhora o trânsito à noite, reduz gastos e assim por diante. 

Com a substituição das lâmpadas tradicionais de vapor de sódio pelos modelos de LED, a iluminação pública tornou-se a porta de entrada para sistemas inteligentes nas cidades. Isso porque é possível utilizar sua infraestrutura para conectar diferentes serviços na localidade.

Além de emitirem menos poluentes e serem mais econômicas e eficientes, as lâmpadas de LED permitem a implementação de projetos de internet das coisas (Internet of Things – IoT) para a criação de cidades inteligentes. 

As lâmpadas substituídas não serão reaproveitadas por causa do seu alto consumo de energia elétrica, acima dos 50% de uma lâmpada em LED, que além de mais econômica é ambientalmente correta, mais sustentável. 

Além do benefício de uma energia mais duradoura e eficiente, já que as lâmpadas em LED, consomem 50% menos energia e duram mais que as normais, essas trocas permitem economia aos cofres públicos, pois ao contrário do que muitos pensam, a iluminação pública em ruas e logradouros também é paga pelo poder público municipal.

Segundo o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande, Breno Gomes, a iluminação em LED valoriza a cidade, seus imóveis, garante mais tranquilidade e segurança para as pessoas, possibilita um trânsito melhor e permite uma maior economia aos cofres públicos, pois a durabilidade das lâmpadas supera em 50% as atuais e tem mais tempo de durabilidade.

“Em todos os sentidos Várzea Grande foi beneficiada com a troca dessas mais de 30 mil lâmpadas em LED, sendo 20 mil através do Programa MT Iluminado do Governo do Estado e 10 mil de recursos da cidade, pois ele valorizou os imóveis, transformou a vida de muitas pessoas e acabou gerando emprego e renda”, disse Breno Gomes.

Até o final de 2024, Várzea Grande pretende ainda ampliar em 23 mil novas lâmpadas em LED, sendo 18 mil do MT Iluminado e 5 mil em recursos próprios da CIP – Contribuição de Iluminação Pública, o que representará ainda outro importante avanço, na área de segurança pública e no trânsito.

“Existem estudos realizados em grandes cidades em todo o mundo demonstrando a queda nos índices de criminalidade por causa do fim das áreas sem iluminação e sem monitoramento, o que estamos fazendo, seja com parceria com o Governo do Estado ou com recursos próprios”, disse Kalil Baracat.

O prefeito frisou que nas tratativas com as forças policiais, sejam elas, a própria Guarda Municipal, as Polícias Militar, Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal, o quesito iluminação pública é apontado como fundamental no combate a criminalidade.

 

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais