A Prefeitura de Várzea Grande inicia, a partir das 0h desta terça-feira, 13 de maio, o desligamento de 10 pontos de radares fixos de velocidade em vias públicas da cidade. A ação resultará na remoção gradativa de 36 equipamentos de fiscalização eletrônica — sendo 20 localizados em trechos de ida e volta e outros 16 em vias transversais. Coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, sob a gestão do secretário Lucas Ribeiro Ductievicz, a medida trará uma economia mensal de R$ 158.296,00 aos cofres públicos.
Os pontos que estão sendo desativados já cumpriram sua função educativa e punitiva ao longo dos últimos dois anos, e a medida está em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os equipamentos serão devolvidos à empresa responsável.
Conforme a prefeita Flávia Moretti (PL), a ação visa uma estratégia mais ampla de modernização e diversificação dos mecanismos de fiscalização e controle de tráfego, visando maior efetividade nas ações de prevenção de acidentes e promoção da mobilidade segura. “Nossa ação também é pelo clamor popular. Andando por Várzea Grande, como sempre faço, escuto muitos pedidos para essa retirada. Vamos fazer aos poucos de forma cronológica, segura e estratégica”, conta Moretti.
Segundo a Coordenadoria de Mobilidade Urbana, os condutores que utilizam essas vias diariamente demonstraram, por meio de comportamento adequado no trânsito e baixa taxa de infrações, que estão devidamente educados. “De acordo com o CTB, é permitida a retirada dos equipamentos após o cumprimento do período educativo e também o remanejamento para vias que apresentem maior índice de acidentes. Com a mudança, o Município continuará com 21 pontos de fiscalização eletrônica ativos, reafirmando que é possível ter um trânsito seguro sem depender exclusivamente de radares”, pontua o coordenador de Mobilidade Urbana, Cidomar de Arruda.
JUSTIFICATIVA - Cidomar destaca ainda que a retirada dos radares integra uma estratégia de modernização da política de trânsito da cidade. “Nosso objetivo é garantir segurança com medidas mais eficientes e educativas. A fiscalização eletrônica é uma ferramenta importante, mas não deve ser a única. Vamos investir em sinalização, educação e ações de engenharia de tráfego para promover uma mobilidade urbana mais segura para todos”, afirma.
A ação prioriza soluções de engenharia e educação no trânsito. O Município continuará monitorando os indicadores de acidentes e poderá fazer novas intervenções conforme a necessidade. A decisão técnica levou em consideração diversos fatores, como o baixo índice de ocorrências de trânsito nos locais onde os radares estavam instalados, o volume de tráfego, a efetividade dos equipamentos e a adequação às diretrizes de mobilidade urbana e segurança viária. Segundo a gestão municipal, a medida visa tornar o trânsito mais eficiente e seguro, sem comprometer o controle e a fiscalização.
“Na Avenida Doutor Paraná, por exemplo, teve uma redução de 62,5% nas infrações de trânsito de 2023 a 2024”, pontua Cidomar.
A estimativa é que, em até 30 dias, toda a primeira etapa de readequação da sinalização viária nas avenidas esteja concluída. No segundo semestre, o foco das ações será nos bairros, especialmente nas regiões com maior número de registros de sinistros.
MAIS SINALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO - Como contrapartida à retirada dos radares, a prefeitura está implantando nova sinalização viária em diversas vias estratégicas da cidade, reforçando a educação no trânsito e promovendo a conscientização dos motoristas quanto aos limites de velocidade. As ações já foram concluídas no Eixo Central e estão em fase de finalização nas avenidas Filinto Müller, Alzira Santos, Miguel Sutil, Prefeito Murilo Domingos (31 de Março) e Couto Magalhães, todas com grande fluxo diário de veículos.
A nova sinalização inclui placas verticais com limites de velocidade adequados ao perfil das vias:
- 40 km/h em áreas com alta circulação de pedestres e veículos
- 50 km/h em vias principais
- 60 km/h em trechos de menor fluxo.
Além disso, sinalizações horizontais com material termoplástico estão sendo aplicadas, garantindo maior visibilidade e durabilidade, inclusive em condições climáticas adversas. Também está sendo ampliado o número de faixas de pedestres, com foco especial em vias como a Avenida da FEB, João Ponce de Arruda e Mário Andreazza.
Confira os pontos os quais os radares serão retirados:
Avenida Presidente Arthur Bernardes – bairro Ipase (40km/h)
Avenida Doutor Paraná – loteamento Dom Orlando Chaves (60km/h)
Avenida Arnaldo do Mapim, antiga DNER – bairro Mapim (60km/h)
Alameda Júlio Muller – bairro Alameda (60 km/h)
Avenida Vereador Jorge Witzak com Avenida Gonçalo Botelho de Campos – bairro Cristo Rei (50km/h)
Avenida Prefeito Murilo Domingos – Cohab Cristo Rei (60km/h)
Avenida Ary Leite de Campos – Itororó/Marajoara (50h/h)
Avenida Filinto Muller com Castelo Branco – Centro (50km/h)
Rua Mamede Untar X AV. Sen. Filinto Müller - Centro (50km/h)
Travessa Humaitá com Filinto Muller – Centro (50km/h)
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