Otica seu Filó

ECONOMIA

2ª Expominério movimenta R$ 75 milhões em negócios e lança edição de 2025

Por Da Redação Únicanes
Publicado em 12-11-2024 às 09:09hrs
Setor possui forte atuação em Mato Grosso e estão animados com os próximos anos. Politicas públicas ajudam o setor

A 2ª Expominério superou a expectativas, gerou mais de R$ 75 milhões em negócios, recebeu cerca de 6 mil visitantes e teve uma programação técnica de 30 horas de palestras e outras 16 horas de cursos, com as turmas preenchidas e vagas esgotadas. Além disso, 50 empresas voltadas para o segmento estiveram como expositoras durante três dias de feira, com muito networking, prospecto de novos negócios e conhecimento.

Devido a mais uma edição de sucesso, o trio de organizadores: Pâmela Alegria, Disney de Paula, e Humberto Paiva informaram que a Expominério 2025 está garantida. O evento deve ser realizado na primeira semana de novembro do ano que vem.

"A Expominério mostrou, mais uma vez, o potencial da nossa região e a importância do setor mineral para o desenvolvimento econômico e social. Essa edição superou nossas expectativas, reunindo empresas, investidores, e profissionais do setor em um ambiente de troca de conhecimento, inovação e oportunidades de negócios. Queremos consolidar a Expominério como uma referência nacional, incentivando o crescimento sustentável e o fortalecimento de parcerias que beneficiem toda a sociedade”, disse Pâmela Alegria.

Representantes de cooperativas, às gigantes da mineração que atuam em Mato Grosso, estiveram presentes no evento, além de autoridades estaduais e federais, advogados, engenheiros, geólogos e estudantes da área.

Nas palestras foram debatidos temas desde a presença feminina no setor mineral, atração de investimentos estrangeiros para a mineração, políticas públicas para o setor, legislação, segurança jurídica, a comunicação do setor com a sociedade, dentre outros temas.

A Expominério também ajudou a “furar a bolha” e comunicar com a sociedade sobre a verdadeira face da mineração no Estado: um setor que gera empregos, e renda, mas que tem o desafio de mostrar as boas práticas e que os minérios estão presentes no nosso dia a dia e são essenciais para o desenvolvimento.

“Muitas vezes, as pessoas não percebem que o minério está presente em quase tudo ao nosso redor, desde os dispositivos eletrônicos até os materiais de construção. Mostrar as iniciativas de responsabilidade ambiental, segurança e inovação que o setor vem adotando é uma maneira de aproximar a sociedade dessa realidade e destacar a contribuição da mineração para o desenvolvimento sustentável. Com informação clara e acessível, podemos construir um entendimento mais positivo e consciente sobre o setor”, destacou o jornalista Disney de Paula.

Um dos organizadores do evento, Humberto Paiva, que também comanda o escritório da Metamat em Guarantã do Norte, ressaltou que a Expominério já está consolidando um legado fundamental para o setor mineral em Mato Grosso, ao promover um ambiente de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico.

"O grande desafio da Expominério é tornar o setor mineral mais próximo das pessoas, algo que o agronegócio fez com maestria ao longo dos anos. Queremos mostrar à sociedade o quanto o minério está presente no cotidiano e como ele pode ser extraído de maneira sustentável e responsável. Esse é um trabalho contínuo de comunicação e conscientização, no qual mostramos o potencial da mineração para o crescimento econômico e o desenvolvimento social, construindo uma imagem de confiança e parceria com a comunidade.”

Sobre a Expominério 2024

A Expominério 2024 contou com o patrocínio oficial do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Companhia de Mineração de Mato Grosso (Metamat). Também tem patrocínio da Alpha Minerals e da Federação das Cooperativas de Mineração de Mato Grosso (Fecomin), Azevedo Sette Advogados, Nexa, Keystone, Aura Apoena, Rio Cabaçal Mineração, Ero Brasil Xavantina e Fomentas Mining Company.

O evento conta com apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Grupo de Trabalho da Mineração da ALMT, Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), Agência Nacional de Mineração (ANM), Instituto Brasileiro de Gemas & Metais Preciosos (IBGM), Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat), Federação Brasileira dos Geólogos (Febrageo), Núcleo de Mineração da USP (Nap.Mineração), Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Abrasel.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais