
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, participará nesta terça-feira (9) da cerimônia que marca o início da operação do Bonde Urbano Digital (BUD) no município de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. O convite foi feito pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior, que acompanha de perto a implantação do novo modal, considerado inovador para o transporte coletivo do país. Também integra a comitiva cuiabana o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros.
A inauguração ocorre após uma série de testes iniciados em 28 de novembro, quando o BUD passou a circular experimentalmente no trajeto entre Pinhais e Piraquara. O Paraná é o primeiro estado da América do Sul a testar a tecnologia, que promete operar como um modal complementar aos ônibus tradicionais, ampliando a capacidade de transporte e modernizando a mobilidade metropolitana.
"Essa é a ideia que nós temos para um transporte moderno para Cuiabá. Eles levaram 5 meses para implantar o modal depois que os veículos chegaram. Todo elétrico, sustentável e sem muitas obras estruturantes. Estamos conversando com o governador Mauro Mendes, com Otaviano Pivetta e torcemos que nós sejamos os próximos a ter esse veículo rodando em Cuiabá", disse o prefeito direto de Curitiba.
Com capacidade para até 280 passageiros, podendo chegar a 360, o veículo elétrico e autônomo percorre um trajeto de cerca de 10 quilômetros entre os terminais de Pinhais e São Roque, passando por vias estratégicas da região. Durante os testes, motoristas foram capacitados e o desempenho operacional do bonde foi monitorado em diferentes horários.
A ida do prefeito Abilio ao evento reforça sua defesa pública pela substituição do BRT pelo BUD em Cuiabá. Em outubro, ele esteve na China para conhecer a tecnologia diretamente na fábrica, onde avaliou o funcionamento do modal e seu potencial para a capital mato-grossense. Segundo o prefeito, o BUD é mais econômico, transporta mais passageiros, é totalmente elétrico e poderia operar na estrutura já existente do BRT, evitando novos custos de obras.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!