Otica seu Filó

SEGURANÇA

40 militares fazem rescaldo de incêndio em parque estadual no Pantanal

Por Secom Gov.MT
Publicado em 26-10-2023 às 08:51hrs
Chuva da tarde desta terça-feira (24.10) auxiliou para a redução dos focos na região

Equipes do Corpo de Bombeiros fazem o rescaldo em pontos do incêndio no Parque Estadual Encontro das Águas, localizado entre Poconé e Barão de Melgaço, nesta quarta-feira (25.10).

Imagens de satélites da Sala de Situação Central mostram a redução significativa dos focos de calor na região, após a chuva na tarde desta terça-feira (24.10).
 

Pontos em laranja são focos de calor - Imagem: Corpo de Bombeiros


“A chuva foi fundamental para que nossas equipes pudessem avançar no combate ao fogo. A intensidade das chamas diminuiu, mas os bombeiros permanecem no local para fazer o rescaldo de alguns pontos detectados pelos nossos satélites. Os bombeiros também vão fazer reconhecimento de outras áreas, como a região do Corixó Negro, para garantir que o fogo seja extinto em todo o parque”, explica o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Marco Aires.

Nesta quarta-feira, as ações contam com 40 militares, além de três aeronaves do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual. Para o tenente-coronel, a integração entre os órgãos é essencial para uma ação assertiva, por fortalecer o combate ao fogo.

“Essa integração entre os órgãos é essencial para uma ação efetiva do Governo de Mato Grosso que somente neste ano investe R$ 77 milhões para o combate de crimes ambientais”, explica o comandante. 

O trabalho de combate ao fogo teve início na primeira semana de outubro, com monitoramento via satélite pela Sala de Situação Central. O incêndio começou em uma fazenda próxima ao Parque Estadual Encontro das Águas e indícios apontam que teria começado após a queda de um raio.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

EDUCAÇÃOVer Mais