PI 10027 SECOM - GOV MT - BALANÇO HOSPITAIS ESTADUAIS 2024 de 18 a 23 de DEZEMBRO 2024

ESPORTES

Cuiabano usa Copinha como vitrine em busca de sonho de fazer história no Grêmio

Por Eduardo Moura
Publicado em 30-12-2021 às 11:44hrs
Lateral-esquerdo de 19 anos é um dos destaques do grupo para a competição e diz que Série B pede mais "responsabilidade" para os jovens
o cuiabano Elias é um dos nomes para o ataque do Grêmio em 2022.

O 2022 que se aproxima pode não ser o ano dos sonhos para os gremistas. Mas ainda assim pode ser o momento de realização de desejos para muitos jovens que buscam espaço no clube. É o caso do lateral-esquerdo Cuiabano, que completa 19 anos em fevereiro.

Uma das principais apostas do Grêmio, o jovem se vê pronto para oportunidades mesmo na Série B. Pretende usar a Copa São Paulo como "vitrine" para mostrar que pode ser "firme e responsável" para atuar no time principal na competição. Ofensivo, ele tem como espelho Marcelo, citado pela maioria dos jovens da posição, e Guilherme Arana.

– Meu sonho sempre foi ser jogador de futebol. Olho para trás e venho batalhando bastante. Não cheguei ainda no meu sonho, mas quando realizar vai ser tudo uma maravilha. Chegar ao time principal do Grêmio, conquistar espaço, títulos. É isso. Fazer minha história no Grêmio.

Cuiabano, lateral-esquerdo do Grêmio — Foto: Cristiano Oliveski/Grêmio

Cuiabano, lateral-esquerdo do Grêmio — Foto: Cristiano Oliveski/Grêmio

Cuiabano atende por Luis Eduardo em casa. O apelido colou há tempo no Grêmio, em alusão a sua cidade natal. O jovem é sempre citado como um dos bons valores da base do clube e vai estar no grupo que disputa a Copinha a partir da segunda-feira.

– Espero que eu tenha uma chance e aí é aproveitar a oportunidade. Ninguém conversou ainda. Agora manter o foco na Copa São Paulo, fazer o que tem que fazer e ver se aparece a oportunidade. É bem isso, é uma vitrine (pra mostrar trabalho). Se alguém se destacar na Copinha, vai ter oportunidade, tenho certeza. Estou esperando — disse Cuiabano.

Tem que ter mais responsabilidade e aproveitar a oportunidade. É pegar firme, jogar sério. É igual eu disse, ter a oportunidade e pegar firme. Só falta a oportunidade. Claro, estou sempre pronto.

— Cuiabano, sobre a chance de disputar a Série B

O lateral tem a intenção de mostrar principalmente seu repertório ofensivo. Em 2021, entre jogos do Gauchão e do Brasileiro sub-20, foram 18 partidas disputadas e três gols marcados. Para Cuiabano, 2021 foi um ano de evolução pessoal.

O lateral-esquerdo chegou a ser chamado para treinos do grupo principal quando Felipão era o técnico do Grêmio e foi observado pela comissão técnica. Ao ser avisado da presença nas atividades, Cuiabano conta que passou a viver expectativa semelhante a de ir para um jogo. Depois, colecionou convocações para a seleção sub-18.

– São lembranças bem boas. Recebi a informação do coordenador que no outro dia de manhã cedo treinaria com o profissional. Foi bem bacana a experiência, quero ter mais vezes. Só fica mesmo ansioso, como sempre, como quem vai jogar ou treinar com os caras que tu joga no videogame. Aí tu conviver com os caras é bacana.

 

No Tricolor desde os 14 anos

Em Cuiabá, o pequeno Luís Eduardo começou a amar o futebol com um campinho ao lado da casa do avô. É possível citar também a influência da mãe, Silvana, pelo esporte, corredora que é. Mas o garotinho juntava primos, parentes e amigos para os "rachas" no campo da praça.

Dali para a escolinha do Profeta foi um pulo. Foi justamente depois de ser observado por lá que Cuiabano acabou no Grêmio aos 14 anos. Desde então, se tornou lateral – gostava mesmo era de atuar no ataque – e defende o clube gaúcho, com o qual tem contrato até 2024.

Cuiabano em treino com amigo Sarará (fundo) e Vanderson — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Cuiabano em treino com amigo Sarará (fundo) e Vanderson — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O gosto pelo jogo ofensivo aparece hoje nas referências de Cuiabano. Marcelo, do Real Madrid, é a grande inspiração. Dentro do futebol brasileiro, o jovem ainda cita Guilherme Arana, do Atlético-MG e Abner, do Athletico. Cuiabano brinca, no entanto, que gosta de "fazer o simples" quando chega ao ataque.

– Meu estilo é bastante ofensivo, tenho finalização ao gol e ataco bem. Característica mais ofensiva. Quando era pequeno sempre todo mundo gosta de jogar no ataque, fazer gol e tudo. Quando cheguei aqui, fiquei de lateral e está dando certo até hoje. É uma posição que eu gosto. Eu faço o simples, só dou o arco (risos). Toco para o meu parceiro. Dar assistência, é isso — brinca o jovem.

Eu gosto de ver jogar é o Marcelo, né. Eu gosto bastante. É uma referência"

— Cuiabano, sobre suas influências

Cuiabano, lateral-esquerdo do Grêmio — Foto: Arquivo pessoal

Cuiabano, lateral-esquerdo do Grêmio — Foto: Arquivo pessoal

centroavante Elias teve suas primeiras oportunidades no elenco profissional durante a temporada. Foi artilheiro na campanha do título do Brasileirão de Aspirantes este ano, com 12 gols, e atuou em nove partidas no grupo principal — chegou a marcar dois gols na Copa Sul-Americana.

Mantido no grupo principal, Elias é um dos nomes para o ataque do Grêmio em 2022. Com força e velocidade, foi adaptado das pontas para o centro do setor ofensivo. No entanto, o jovem também já despertou interesse de outros clubes no mercado.

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais