Otica seu Filó

VERdade

Detran-MT vai reciclar mais de 1,3 mil veículos em unidades do interior

Por Sicom GOV.MT
Publicado em 27-04-2023 às 10:10hrs
Ação é trabalho contínuo priorizado na atual gestão para manter a limpeza dos pátios do Detran em todo Estado

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) vai iniciar, na próxima semana, a descontaminação e reciclagem de 1.302 veículos que estão nos pátios de 20 Ciretrans e duas delegacias da Polícia Judiciária Civil no interior do Estado. A ação é um trabalho contínuo priorizado na atual gestão para manter a limpeza dos pátios do Detran em todo o Estado.

Os veículos foram removidos, recolhidos ou apreendidos pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e não possuem mais condições de transitar pelas vias públicas.

“São carros e motocicletas que estão parados nos pátios do Detran e não foram reivindicados pelos proprietários no prazo de um ano. Os donos dos veículos foram notificados com antecedência pelo Detran-MT, mas, muitas vezes, não providenciam a regularização e a retirada do veículo antes do prazo de 12 meses”, disse o gerente de Leilão do Detran-MT, Daniel da Cruz.

Será feita a separação, descontaminação, prensagem, pesagem e reciclagem das sucatas e veículos inservíveis. A estimativa é reciclar cerca de 880 mil kg de materiais.

Nas próximas semanas, serão reciclados 90 veículos que estão apreendidos na 42° Ciretran de Comodoro. Ediecson Santos de Jesus, chefe da unidade, lembra como era o pátio antes da atual gestão e como tem ficado com o trabalho de reciclagem frequente.

“Na gestão anterior não houve reciclagem de veículos, ocasionando um grande acumulado de veículos no pátio, virando criadouros de mosquitos. Agora, desde o início da atual gestão, é realizado um trabalho diferenciado em nossa Ciretran, com a reciclagem anual dos veículos que ficam no pátio. Só em 2022 foram duas etapas de reciclagem reduzindo bastante a quantidade de veículos apreendidos no local”, relatou.

No pátio da 9ª Ciretran de Diamantino serão reciclados, neste primeiro semestre, 145 veículos inservíveis. A chefe da unidade, Deborah Resino, fala sobre a importância do trabalho contínuo de reciclagem.

“Nós, das Ciretrans do interior, ficamos gratos com a preocupação que a atual gestão está tendo com nossos pátios. Existem veículos que estão há mais de um ano retidos, sem a manifestação de interesse pelos proprietários em retirá-los. Essa situação de inércia nos deixava extremamente preocupados, pois o acúmulo de veículos torna o ambiente de proliferação de animais peçonhentos e focos em potencial para o mosquito da dengue”, disse.

Para Deborah, a reciclagem continuada deixa os pátios mais limpos e arejados, proporcionando um melhor ambiente de trabalho aos servidores e também um atendimento mais adequado para a população que vai até a unidade para realizar serviços do Detran.

Limpa pátio
O Governo de Mato Grosso por meio do Detran-MT reciclou, nos últimos quatro anos, mais de 28 mil veículos inservíveis e realizou seis leilões de quase 5 mil motocicletas, automóveis, caminhonetes e ciclomotores, limpando diversos pátios da autarquia em Cuiabá e no interior, além de pátios de agências municipais e das delegacias da Polícia Judiciária Civil.

O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, enfatizou que a limpeza dos pátios é uma ação contínua prioritária na atual gestão para manter os pátios sempre organizados, evitando a superlotação de veículos.

“Fazer a reciclagem de forma contínua é uma maneira de promover a limpeza dos pátios e também a destinação correta dos materiais poluentes, preservando a saúde pública e o meio ambiente”, ressaltou.

O processo de descontaminação inicia com a retirada da bateria, óleo, combustível e pneus, dando à empresa responsável a destinação exigida para cada material. Só então é feita a compactação, pesagem e envio do material para reciclagem. Após o processo de reciclagem, o Detran-MT realiza a baixa definitiva do cadastro do veículo, para evitar novos débitos destes veículos nos anos seguintes. 

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais