P.I. 6669 Cãmara Municipal de Barra do Garças 17 a 31 de DEZEMBRO 2024

VERdade

Diálogo restabelecido: o retorno da integração entre governos e sociedade

Por Secom Gov.BR
Publicado em 03-01-2024 às 15:00hrs
Balanço da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência indica ampliação da comunicação e da capacidade de ouvir e resolver as demandas de estados e municípios

O ano de 2023 foi marcado pelo fortalecimento do pacto federativo, do retorno do diálogo com os entes federados e pela construção de espaços estratégicos de integração do Governo Federal com a sociedade civil.

Foi um ano de reconhecimento da importância do engajamento e da participação de estados e municípios para a implementação de políticas nacionais e, portanto, para a melhoria da vida da população”

André Ceciliano, secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência

A Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República atuou no acompanhamento e monitoramento de atividades e na mobilização para eventos prioritários do Governo Federal, casos do PAC dos Estados e do PAC Seleções. A partir de parceria com a Casa Civil, a secretaria reuniu, classificou e qualificou as demandas dos governadores para o PAC dos estados.

"Foi um ano de reconhecimento da importância do engajamento e da participação de estados e municípios para a implementação de políticas nacionais e, portanto, para a melhoria da vida da população”, afirmou o secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, André Ceciliano.

CARAVANA FEDERATIVA - Um dos marcos do primeiro ano de gestão foi a Caravana Federativa, que passou por seis estados (Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Maranhão e Ceará).

Em cada escala, o intuito foi ouvir as principais necessidades de gestores e da população e apresentar o cardápio de programas e ações do Governo Federal. Ao todo, estiveram presentes representantes de 34 ministérios, que realizaram 17.326 atendimentos aos gestores municipais nas seis caravanas.

O intuito da Presidência é que as caravanas continuem em 2024 em outras cidades e que os atendimentos aumentem. Apenas em 2023, houve adesão de 81,75% das prefeituras. "Se eu pudesse resumir as caravanas em uma palavra, diria resolutividade. Foi um exemplo propositivo e positivo, que tem visibilidade. Vamos fazer a próxima agora em fevereiro, no Acre, depois vamos ter Goiás, Amazonas", antecipou Ceciliano.

PAC SELEÇÕES - O evento contou com a participação de mais de 10 mil gestores de diversas prefeituras. Além disso, a Secretaria Especial de Assuntos Federativos tem atuado junto aos gestores municipais e estaduais para identificar as obras prioritárias no programa. O Governo Federal recebeu um total de 35,2 mil propostas, realizadas pelas 27 Unidades Federativas e por 5.344 prefeituras. Uma adesão de 100% dos Estados e 96% dos municípios ao programa.

CONSELHO DA FEDERAÇÃO - Instalado em 25 de outubro, o Conselho da Federação reúne representantes dos estados, municípios e do Governo Federal para discutir os temas prioritários. Foram criadas três câmaras técnicas (Fortalecimento da Gestão e Cooperação Federativa, Desenvolvimento Econômico Sustentável e Mudança do Clima e Políticas Sociais e Combate às Desigualdades) para fortalecimento da democracia e diálogo entre os entes federados.

EMERGÊNCIAS CLIMÁTICAS - Houve 4.094 contatos com diferentes municípios para orientar sobre liberação de recursos para ações de defesa civil contra emergências climáticas.

 

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais