O “2º Congresso de Educação – Fecomércio, Sesc e Senac” teve início na tarde de ontem (15). Cerca de mil pessoas, entre professores, diretores de escolas públicas e privadas, profissionais e empresários da área, participaram da abertura oficial do evento, realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
“Para se ter uma ideia do universo de estudantes que estou falando, em Mato Grosso são mais de 320.700 alunos matriculados nos Ensinos Fundamental e Médio e na Educação de Jovens e Adultos. O Sesc Mato Grosso tem a educação como um de seus pilares, e a qualificação profissional oferecida pelo Senac é fundamental para termos profissionais capacitados e aptos ao mercado, melhorando o comércio e a qualidade de vida das pessoas”, completou o presidente.
O Congresso, que tem como tema “Inovações e Relações na Educação: Conectando Pessoas e Fortalecendo Laços”, objetiva informar, capacitar e preparar profissionais da área para os desafios e oportunidades relacionados ao futuro da educação, por meio de palestras de especialistas renomados.
Para a diretora de Educação do Senac, Rosana Abutakka, além de discutir as inovações tecnológicas na educação, a ideia é falar também sobre as pessoas que fazem a educação no dia a dia.
“A ideia desse congresso é justamente essa que, a partir do que os participantes ouvirem aqui, transpor, tangenciar isso lá no espaço educacional e pensar de que modo é possível fazer a diferença com o aluno, de que modo eu posso fazer diferente com os meus colegas que também são profissionais da educação. Aproveitem esses dois dias, vamos dialogar, vamos ressignificar a nossa prática e vamos transformar o mundo por meio da educação”, ressaltou Rosana.
De acordo com o diretor Regional Sesc-MT, Allan Serotini, o congresso não é apenas para troca de ideias. “É um verdadeiro laboratório de colaboração e inovação, onde educadores, gestores, pesquisadores e estudantes se reúnem para reimaginar o futuro da educação”, disse.
A professora do 3º ano Fundamental, Dilma Porangaba Castilho, parabenizou o Sistema Comércio pela realização do evento, a um custo praticamente zero e com palestras inovadoras. “Achei legal para as nossas metodologias e as técnicas que usamos atualmente. A gente também tem que inovar, né, porque hoje em dia não é a mesma coisa de cinco anos atrás, principalmente depois da pandemia. Então eu acho assim inovador, muito interessante o Sistema Comércio trazer isso para a gente. Ajuda muito a inovar”, ressaltou.
Para a servidora da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), Valtrícia Frozy, o evento foi muito bem pensado e organizado. “As palestras foram bem selecionadas, de uma maneira geral está bastante aconchegante o espaço, o ambiente em si. Um evento como esse agrega muito aos profissionais da Educação que estão participando, é muito importante. E ainda tem a questão social, com a doação dos alimentos que serão destinados a quem necessita”, finalizou.
No primeiro dia de evento, foram ministradas as palestras “Novas Construções Sociais de Aprendizagem”, por José Pacheco; “Savana Pedagógica: sobrevivendo na escola”, por Diogo Almeida; e encerrando com a palestra “Educando no Mundo Líquido”, com Leandro Karnal.
Para o segundo dia de Congresso serão apresentadas as palestras “Para abrir outras janelas”, por Odilon Esteves; “A mágica do Sucesso: inovar, transformar e superar” e “Palestra Mágica”, por Jardel Beck; “A inclusão da Pessoa com Deficiência – qual é o nosso papel”, por Guilherme Barra; “Inteligência artificial e educação no futuro”, por Tony Ventura; e, por fim, “A Escola do Futuro: insights para uma nova forma de aprender e ensinar”, por Marcos Piangers.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!