O governador Mauro Mendes destacou, durante a entrega da reforma do Arquivo Público do Estado, realizada na manhã desta quinta-feira (09.05), em Cuiabá, a importância do órgão para a história de Mato Grosso, que completa 276 anos nesta data.
Além da entrega do prédio, Mauro também inaugurou o Espaço Memórias, voltado à realização de exposições originadas a partir dos documentos de guarda do Arquivo Público. Na obra de revitalização do local, foram investidos mais de R$ 1,4 milhão.
“É com muita alegria que entregamos hoje dois grandes e importantes instrumentos de preservação da nossa história no aniversário de Mato Grosso. A reforma de preservação e modernização do Arquivo Público vai oferecer mais qualidade para esse ambiente e a inauguração do Espaço Memórias vai proporcionar exposições voltadas à história documentada aqui”, destacou.
Segundo o governador, o avanço tecnológico do Governo de Mato Grosso colaborou para a entrega de um ambiente condizente com o progresso do Estado.
“Nós investimos em ferramentas que oferecem as condições necessárias de acesso gratuito ao nosso patrimônio histórico. Com essa entrega nós possibilitamos a oferta desse serviço através de um ambiente completamente revitalizado para acolher todas as pessoas que precisarem acessar esses registros. Essa entrega demonstra o cuidado com a preservação do nosso patrimônio histórico”, afirmou.
A superintendente do Arquivo Público, Vanda da Silva, ressaltou que o olhar diferenciado da gestão possibilitou a reforma do local.
“O governador é um gestor que pensa no bem da nossa região e que se importa com a nossa história, olhando e possibilitando o cuidado com um ambiente que não era reformado há 23 anos”, disse.
Participaram da entrega os secretários de Estado Basílio Bezerra (Planejamento e Gestão), Allan Kardec (Ciência, Tecnologia e Inovação), Laice Souza (Comunicação); o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Léo Bortolin, entre outras autoridades.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!