SEGURANÇA

Governo do Estado entrega 1.950 pistolas Glocks a policiais penais de Mato Grosso

Por Secom Gov.MT
Publicado em 17-07-2025 às 09:44hrs
Aquisição contempla 100% dos profissionais da ativa e padroniza o armamento de uso individual no Sistema Penitenciário
Governo do Estado entrega 1.950 pistolas Glocks a policiais penais de Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) adquiriu 1.950 pistolas Glock, nos modelos 17 e 19, para policiais penais de Mato Grosso. O investimento de R$ 3.820 milhões padroniza as pistolas Glocks para todos os policiais penais da ativa no Estado. 

Nesta quarta-feira (16.7), o governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato realizaram a entrega das pistolas aos policiais penais, representados pelos diretores de seis unidades do Sistema Penitenciário. 

A Glock 9mm é uma pistola de fabricação austríaca, uma das armas curtas mais modernas do mundo e usada por diversas forças de segurança brasileiras. 

O governador Mauro Mendes pontuou os avanços obtidos no Sistema Penitenciário, destacando que a realidade estrutural mudou radicalmente com os investimentos realizados para melhorias, e agradeceu a atuação dos homens e mulheres que atuam no sistema de justiça e segurança pública.  

 

“A maioria de nossos profissionais da segurança pública exerce um trabalho dedicado, silencioso, abnegado e, muitas vezes, colocando em risco a sua própria vida. São nossos policiais civis, militares, policiais penais, investigadores, escrivães, pessoas que estão distribuídas nas nossas unidades em todo o Mato Grosso quem verdadeiramente opera no dia a dia da segurança. A eles, nossos parabéns!"

Com outras 727 pistolas adquiridas anteriormente, a Sejus ampliou a capacidade bélica para a Polícia Penal, somando 2.677 Glocks na totalidade, e contemplando agora todos os policiais penais em atividade nas unidades prisionais e gerências especializadas da instituição. 

 


"A entrega de armamentos e coletes não é apenas um ato simbólico, é a materialização de um novo tempo, de valorização de quem está na linha de frente. Quero agradecer os investimentos do governo para a Polícia Penal, e a Secretaria de Justiça como um todo. São equipamentos, como as pistolas e coletes, que contribuem para a segurança das nossas unidades, dos nossos profissionais. A aquisição das Glocks, além de padronizar, coloca nossos policiais penais com um dos melhores armamentos do mundo", pontuou o secretário ao agradecer também o trabalho Polícia Penal para a segurança penitenciária. 

 


Policiais de três unidades prisionais do interior já realizaram a ambientação para uso da nova pistola e receberão as armas, que serão distribuídas pela Coordenadoria de Armamento e Logística da Polícia Penal. 

Duas unidades do Sistema Penitenciário, a Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, e a Penitenciária Major Zuzi Alves da Silva, de Água Boa, já estão 100% equipadas com a Glock. 

 


Novos coletes 

Além das pistolas Glocks, a Sejus adquiriu 1.787 coletes balísticos também destinados à Polícia Penal. Com a aquisição, um investimento de R$ 3,732 milhões em segurança operacional, a secretaria atende a todos os policiais penais com o equipamento de proteção individual. 

 


A entrega foi realizada durante o primeiro semestre a 100% dos servidores das unidades prisionais e, ainda, às gerências especializadas, coordenadorias e corpo da guarda da Secretaria de Justiça. Os coletes são equipamentos essenciais durante escoltas de presos, monitoramento de unidades prisionais, entre outras ações. 

O secretário de Justiça reforçou que as duas aquisições integram o projeto de valorização do trabalho do policial penal e destacou o papel dos profissionais no programa Tolerância Zero Contra as Facções Criminosas, dentro das unidades prisionais.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais