Otica seu Filó

SAÚDE

HMC consegue em tempo hábil material de alto custo para tratamento com embolização de aneurisma

Por SECON CBA
Publicado em 10-10-2022 às 11:57hrs
O adolescente Jeferson Campos, de Cáceres, realizou o procedimento por via endovascular.
HMC consegue em tempo hábil material de alto custo para tratamento com embolização de aneurisma Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro

O Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho” (HMC) conseguiu em tempo hábil, material de alto custo que não é disponibilizado via tabela SUS. Trata-se de um redirecionador de fluxo, indicado para pacientes com aneurisma roto grande, para tratamento com embolização. 

O adolescente Jeferson Campos, 16 anos, morador de Cáceres (217 km de distância de Cuiabá), passou pelo tratamento com embolização via endovascular no HMC com a equipe da neurocirurgia, que atua na realização de procedimentos complexos e raros no HMC e também no Hospital Municipal São Benedito (HMSB). 

Para a mãe do adolescente, Maria Albina, 48 anos, o filho foi tratado em um ótimo hospital e com a melhor equipe de neurocirurgia de Mato Grosso. “A qualidade no atendimento do HMC é surpreendente, confesso que não esperava tanto. Estrutura maravilhosa, e os médicos transmitiram confiança, e todos os outros profissionais enfermeiros e técnicos em enfermagem e da equipe multiprofissional são excepcionais, trataram a gente com toda dedicação e carinho”, ressaltou Maria Albina. 

Segundo ela, o filho deu entrada no HMC com fortes dores de cabeça, tontura e fraqueza nas pernas. “Meu filho realizou exame de tomografia computadorizada, mas o diagnóstico foi confirmado por meio da angiografia cerebral. As dores foram se intensificando e ele ficou internado até a realização do procedimento de embolização. Nesse tempo, ele foi medicado, e foi acompanhado pela fisioterapia, psicologia, nutrição, enfermagem, clínica médica e neurocirurgia”, revelou a mãe do adolescente. 

O médico residente em neurocirurgia, dr. João Victor, que atua na equipe liderada pelo neurocirurgião Wilson Novais, explicou que o paciente Jeferson  precisava tratar um  aneurisma bem complexo na artéria vertebral. “Por ser complexo, o paciente precisava do material de alto custo, que foi adquirido, possibilitando tratar de forma eficiente”, disse. 

“A recuperação do Jeferson foi ótima e ele foi extubado no mesmo dia. Não ficou com sequelas e nenhuma alteração. Permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por três dias, para vigilância da neurocirurgia, e ficou quatro dias na enfermaria para observação”, completou o dr. João. 

Segundo a supervisora de enfermagem, Raquel Marinho, conforme a evolução da neurocirurgia, os profissionais da enfermagem ficavam vigilantes a todo o momento. “Quando ele veio da UTI para a enfermaria, oferecemos todo o suporte ao Jeferson, ainda mais nessa situação, que se trata de um procedimento de alto risco”, pontuou.

Jeferson disse que está se sentindo melhor e pronto para ir para casa. “Refiz meus exames, e já estou de alta. Daqui a um mês eu tenho consulta agendada de retorno com o neurocirurgião, no Hospital Municipal São Benedito”, revelou o paciente. 

A mãe de Jeferson relatou que o sentimento é de alívio. “Estou tranquila agora e feliz com o resultado do tratamento. Deu tudo certo, graças a Deus e aos profissionais extraordinários. Equipe nota mil”, avaliou. 

Para Paulo Rós, diretor-geral da ECSP, que administra os hospitais municipais, a gestão Emanuel Pinheiro oferece uma estrutura de primeira, 100% SUS. “Nosso atendimento é de alto padrão, para o serviço público. Tanto o HMC quanto o Hospital Municipal São Benedito dispõem de equipamentos de última geração como a hemodinâmica, tomografia, aspirador ultrassônico e neuronavegação para tratar situações complexas como aneurisma cerebral, tumor cerebral, raquimedular e outros”, enfatizou Rós.

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais