Mato Grosso está sob uma série de alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta sexta-feira (13.09), devido ao calor extremo e à baixa umidade do ar em todo o estado. Quatro comunicados foram divulgados, alertando para riscos que vão desde problemas respiratórios até a intensificação de incêndios florestais.
O primeiro alerta cobre todo o estado, com a umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. O risco é considerado moderado para incêndios florestais e para a saúde, podendo causar ressecamento da pele e desconforto nas vias respiratórias.
Na região nordeste e noroeste do estado, o Inmet emitiu um segundo aviso, mais severo, com umidade do ar oscilando entre 20% e 12%. Nesse nível, o risco de incêndios florestais e de complicações de saúde, como ressecamento da pele e irritação nos olhos e nariz, é maior.
O terceiro alerta, que abrange o sudeste do estado, incluindo a capital Cuiabá, é ainda mais grave. A umidade relativa do ar na região caiu para níveis abaixo de 12%, o que representa um grande risco à saúde, podendo causar doenças pulmonares, dores de cabeça e agravar problemas respiratórios. O risco de incêndios florestais também é elevado.
Além da baixa umidade, um quarto alerta foi emitido devido à onda de calor, que se intensifica desde o dia 10 de setembro. As temperaturas estão 5°C acima da média por mais de cinco dias consecutivos, trazendo grande perigo à saúde, especialmente para crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.
Cuidados recomendados
O Inmet orienta a população a beber bastante água, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e não realizar atividades físicas intensas durante o período seco. Também é recomendado o uso de máscaras para se proteger da fumaça e a manutenção de ambientes internos umidificados e com janelas fechadas. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros podem ser contatados em caso de necessidade e orientações pelos números 199 e 193, respectivamente.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!