PI 10027 SECOM - GOV MT - BALANÇO HOSPITAIS ESTADUAIS 2024 de 18 a 23 de DEZEMBRO 2024

EDUCAÇÃO

No TCE-MT, estudantes exploram monitoramento global e preservação ambiental

Por Secom TCE/MT
Publicado em 27-09-2024 às 09:17hrs
Alunos e professores da escola Escola Estadual Militar Dom Pedro II - Presidente Médici visitaram o Tribunal de Contas nesta quarta-feira (25).

Alunos e professores da escola Escola Estadual Militar Dom Pedro II - Presidente Médici visitaram, nesta quarta-feira (25), a exposição “Monitoramento Global: Céu e Terra na luta contra desastres ambientais”, realizada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). Além da contemplação de astrofotografias e painéis sobre monitoramento dos incêndios florestais, os estudantes participaram de uma palestra sobre como a Terra se move no espaço, com foco na preservação ambiental.

A ação, promovida pela Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Copmas), sob liderança do presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da preservação ambiental e demonstrar os meios pelos quais se pode observar e monitorar o Planeta.

Apaixonada por astronomia, a estudante Maria Eduarda Fonseca de Souza frisou que por meio da exposição, ela percebeu como a ação do homem pode prejudicar o meio ambiente e também o espaço. “É muito importante os alunos terem essa conscientização sobre os astros, sobre como que tudo que a gente faz no mundo impacta neles. Muitas vezes, na escola, a gente aprende as matérias básicas como matemática e ciências, mas acabamos esquecendo que a gente tem que cuidar também do ambiente em que vivemos. Gostei muito da oportunidade que o TCE está nos dando.”

Da mesma forma, o aluno Andrell da Silva afirmou que adquiriu muito conhecimento ao visitar a exposição, especialmente no que se refere a relação das queimadas e o espaço. “Aprendemos muito aqui. Eu, por exemplo, não sabia que as queimadas que estão ocorrendo dificultam a captação das imagens dos astros pelos aparelhos astronômicos. Essa exposição me deu uma visão que antes não tinha, consegui enxergar a beleza imensurável e a importância do universo para nós.”

A ação também foi elogiada pela professora Carla Schneider, que salientou a ligação da exposição com o projeto interno de sustentabilidade da escola. “Nós trabalhamos esses assuntos com os nossos alunos e entendemos que a responsabilidade de tratar esse tema é de toda a sociedade. Aproveito para valorizar também um ponto muito importante dessa exposição, que são as palestras e as astrofotografias, que foram tiradas nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada e Pantanal. Isso é um fato histórico, pois essas imagens do nosso estado podem ser pesquisadas por outros estudiosos no mundo inteiro. O TCE realmente está de parabéns pela valorização desse trabalho.”

Conscientização

 Salientando a necessidade da conscientização ambiental desde os primeiros anos educacionais, o assessor Copmas, coronel Paulo Wolkmer, explicou que o Tribunal busca formar multiplicadores de informações. “A escola é a grande família que nós temos e daí a importância da conscientização desse público específico, para que eles possam levar o conhecimento da política prevencionista adiante para as comunidades, em especial neste caso na área de meio ambiente.”

Wolkmer salientou que a exposição foi pensada e organizada pelo presidente do TCE, conselheiro Sérgio Ricardo, no intuito de atingir o maior número de pessoas possível. “O presidente, Sérgio Ricardo, sempre foi uma pessoa muito sensível às causas voltadas para o público estudantil. Então, a iniciativa é dele, nós estamos aqui executando um planejamento dele. E, em consonância com tudo isso, o foco é que nós consigamos atingir um número maior de pessoas acerca das belezas existentes tanto dentro quanto fora da Terra.”

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SAÚDEVer Mais