Otica seu Filó

ECONOMIA

Novembro acumula sexto aumento consecutivo na Intenção de Consumo das Famílias em Cuiabá

Por Da redação Fecomércio MT
Publicado em 28-11-2024 às 09:44hrs
O nível de desemprego baixo, contribui para o aumento da intenção de compra

A pretensão para o consumo está cada vez mais alto entre os cuiabanos neste fim de ano. A pesquisa que avalia a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Cuiabá registrou mais um aumento em novembro, alcançando 118,3 pontos. Este é o sexto crescimento consecutivo observado na pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), que apontou uma elevação de um ponto sobre o mês anterior. Na avaliação anual, também houve crescimento do índice, sendo que o averiguado atualmente está 13,42% acima do registrado em novembro de 2023.

A melhora da pesquisa observada nos últimos meses e no comparativo anual reflete uma projeção positiva para o consumo, beneficiando as atividades do comércio de bens, serviços e turismo na capital e, consequentemente, no estado, conforme explica o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior. “Na avaliação dos últimos doze meses, o índice atual recebe destaque com a maior pontuação vista desde 2015, apontando para um cenário de consumo impulsionador, o que favorece diversas atividades do comércio e serviços na capital e estado”.

A última vez em que o índice atingiu pontuação maior foi em março de 2015, quando a pesquisa somava 118,8 pontos. O componente que avalia a situação do emprego, na época, mostrava que 50,2% dos entrevistados estavam mais seguros, contra 55,8% observado atualmente. O percentual daqueles que disseram estar desempregados registrou uma forte queda no período, passando de 11,9% em 2015 para 4,5% em 2024.

Já no comparativo mensal, quando analisado as variações mensais, os que apresentaram melhora foram Compra a prazo (7,2%), o Nível de Consumo Atual (2,9%) e Perspectiva Profissional (2,5%). Referente aos índices com desempenho negativo, temos a Renda Atual (-2,1%), Perspectiva de Consumo (-1,7%) e Momento para Duráveis (-1,6).

Em relação à renda atual, 56,5% dos respondentes avaliaram como “melhor” a renda atual e 26,4% avaliaram como “igual”. Apenas 16,8% dos respondentes avaliaram como “pior” a situação atual da renda em comparação ao mesmo período do ano passado.

O índice nacional não apresentou uma mudança comparado ao mês de outubro, permanecendo, então, em 103,2 pontos. Já na comparação anual, o valor atual está 1,62% inferior que o comparado ao mesmo período no ano passado. “A capital mato-grossense obteve uma melhora mais expressiva em relação ao nível nacional, indicando que a população cuiabana mostra uma tendência maior para o consumo neste período do ano, beneficiando a atividade comercial da região”.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

EDUCAÇÃOVer Mais