P.I. 6669 Cãmara Municipal de Barra do Garças 17 a 31 de DEZEMBRO 2024

SEGURANÇA

Ordem Pública atende 1.730 denúncias de terrenos baldios em 14 meses e reforça fiscalização

Por Secom PMC
Publicado em 05-03-2024 às 08:48hrs
Veja o total de atividades relacionadas a terrenos abandonados neste período: dos 1.730 atendimentos citados, foram gerados 244 autos de infração, 537 autos de notificação, 1336 termos de vistoria, 137 pareceres técnico-fiscais e um termo de retorno de notificação.

A Secretaria de Ordem Pública e Defesa Civil (SOPDC) realizou aproximadamente 1.730 atendimentos relacionados a terrenos baldios entre janeiro de 2023 e março deste ano. São nesses terrenos abandonados que a equipe da pasta encontra muitos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor  da dengue, chikungunya e zika. Por esse motivo, a fiscalização é intensificada nos períodos chuvosos. No entanto, de acordo com o secretário, Leovaldo Sales, o sucesso das ações de combate está vinculado à força-tarefa de conscientização.

“Nossos agentes realizam as fiscalizações diariamente, e no período sazonal da dengue, o trabalho é reforçado. Mas, para que nossas ações de combate tenham melhores resultados, as pessoas e proprietários dos terrenos precisam estabelecer uma mudança de comportamento”, ponderou, explicando que todos devem se conscientizar quanto à limpeza dos espaços, ajudar a vigiar e, consequentemente, contribuir na luta contra os focos do mosquito.

Sales ressaltou a importância da realização de ações como o “Dia D de Mobilização Contra a Dengue”, ocorrido em Cuiabá no último sábado (02), onde a capital se uniu ao restante do país em uma mobilização contra o Aedes aegypti. A iniciativa envolveu visitas domiciliares para inspeção, coleta de larvas e tratamento de reservatórios onde a eliminação não é viável. “São ações estratégicas que vão gerando mudança de comportamento nas pessoas”, completou.

Nos casos de suspeita de focos de mosquito, o cidadão pode ligar para o Disque-Denúncia da SOPDC, que opera de segunda a sexta, em horário comercial, e com plantões de quinta-feira a domingo, das 22h às 3h, pelo telefone (65) 3616-9614.

De acordo com o Código Sanitário e de Limpeza do Município (Lei Municipal 004/1992), é obrigatório que os proprietários de terrenos baldios se responsabilizem pela conservação do local, mantendo-o sempre limpo e capinado. Isso vale também para quintais e pátios. Em Cuiabá, aqueles que deixam de zelar pela área privada e colocam em risco a saúde e a segurança da população estão sujeitos ao pagamento de multa que começa em R$ 974,22, para até 500 m², alcançando o valor de R$ 1.252,57,16, para até 1.000 m².

Veja o total de atividades relacionadas a terrenos abandonados neste período: dos 1.730 atendimentos citados, foram gerados 244 autos de infração, 537 autos de notificação, 1336 termos de vistoria, 137 pareceres técnico-fiscais e um termo de retorno de notificação.

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

VERdadeVer Mais