PI 13112 ALMT CAMPANHA QUEIMADAS de 21 a 27 AGOSTO 2024

POLITICA

Prefeitura intensifica obras de infraestrutura durante período de estiagem em Cuiabá

Por Secom Pref. Cuiabá
Publicado em 25-08-2025 às 09:19hrs
A Prefeitura busca garantir a eficiência dos serviços ao longo de todo o ano
Prefeitura intensifica obras de infraestrutura durante período de estiagem em Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá está aproveitando o período de estiagem, entre os meses de agosto e outubro, para intensificar as obras de infraestrutura em toda a cidade. Com a ausência das chuvas, os trabalhos de pavimentação, operação tapa-buraco, construção de caixas pluviais e tampas de bueiros, além da limpeza e desobstrução de galerias de águas pluviais, são executados em maior volume.

De acordo com o prefeito Abilio Brunini, o tempo seco é o momento ideal para avançar em frentes que não podem ser realizadas com a mesma eficiência durante a temporada chuvosa. “A estiagem nos dá condições de acelerar o ritmo das obras de pavimentação e manutenção viária. Também é a oportunidade de investir em reformas de escolas, creches e unidades de saúde, garantindo que esses serviços não sofram paralisações quando as chuvas voltarem”, afirmou.

Já a partir do final de outubro, quando tem início o período chuvoso, a prioridade da administração municipal passa a ser a intensificação dos serviços de zeladoria urbana por meio da Limpurb. Nesse período, o trabalho concentra-se em ações como roçagem de mato, limpeza de canteiros, córregos e aparos de gramas, que registram maior demanda devido ao aumento das chuvas e do acúmulo de resíduos.

Com esse planejamento, a Prefeitura busca garantir a eficiência dos serviços ao longo de todo o ano, adaptando as equipes e maquinários conforme as necessidades de cada estação.

Segundo Abilio, a Secretaria de Infraestrutura e Obras receberá reforço orçamentário para intensificar a operação tapa-buraco entre agosto e novembro, período de estiagem que permite maior volume de serviços de pavimentação e manutenção viária. Em contrapartida, a Limpurb passará por ajustes e contingenciamento, já que a demanda por serviços da zeladoria urbana cresce mais durante a temporada de chuvas, quando há maior necessidade de capina, coleta de resíduos extras e desobstrução de bueiros.

“O orçamento dessas duas pastas é cíclico. Agora, no período da seca, a Secretaria de infraestrutura e Obras precisa estar em todo vapor, porque é quando conseguimos avançar mais em tapa-buraco, recapeamento e pavimentação. Já a Limpurb tem um volume maior de trabalho nas chuvas, quando o mato cresce e o lixo aumenta. Então, fazemos esse equilíbrio: Obras gasta mais agora e a Limpurb volta a ter maior parte do orçamento na temporada chuvosa. Isso garante eficiência sem comprometer os serviços”, explicou o prefeito, em tom tranquilizador.

Até julho, a Secretaria de Infraestrutura e Obras já contabilizou 63.507 buracos tapados em 72 bairros, com a utilização de 19,8 mil toneladas de massa asfáltica. Também executou 235 quilômetros de patrolamento na zona urbana e 600 quilômetros na zona rural, além de mais de 1.400 bocas de lobo limpas e diversos trechos de pavimentação concluídos em bairros como Quilombo, São José e Terra Nova. Grandes projetos estruturantes, como viadutos e readequações viárias, seguem em andamento. A Limpurb, por sua vez, registrou resultados expressivos nos primeiros sete meses do ano.

O programa Cata-treco recolheu mais de 1.066 toneladas de materiais inservíveis em mais de 100 bairros. A empresa também realizou manutenção em 56 unidades educacionais, 86 unidades de saúde, 96 praças públicas e 15 ginásios. A limpeza percorreu 45 avenidas principais, além de parques como Tia Nair, das Águas e da Família, que recebem cuidados diários. Mais de 30 mil pontos de iluminação pública também foram atendidos pelas equipe

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais