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Procon orienta quanto aos cuidados para evitar compras precipitadas a fim de evitar prejuízos futuros

Por Secom PMC
Publicado em 16-03-2024 às 09:08hrs
Para dúvidas e esclarecimentos o Procon Municipal de Cuiabá funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, sem intervalo para o almoço, na Rua Joaquim Murtinho nº 554, Centro, Cuiabá-MT.

Hoje, 15 de março, é comemorado o Dia  Mundial do Consumidor. Data essa, marcada por promoções nas lojas e comércio em geral para atrair a atenção da população a fim de aquecer as vendas. O Dia do Consumidor foi criado em 15 de março de 1983, no Brasil, por meio da Lei nº 8.078, conhecida como Código de Defesa do Consumidor.

Segundo o secretário adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Genilto Nogueira, o Dia Internacional do Consumidor, celebrado em 15 de março, é uma homenagem ao discurso histórico de John. F. Kennedy em 1962, e serve como um lembrete anual da importância de proteger os direitos e interesses dos consumidores em todo o mundo. Em seu discurso, o então presidente destacou a necessidade de proteger os consumidores de práticas comerciais injustas e perigosas, enfatizando que os consumidores têm direitos básicos que merecem ser respeitados. Ele convidou o Congresso a adotar medidas para garantir a segurança dos produtos, promover a transparência nas práticas comerciais e fornecer informações claras aos consumidores. “Esse discurso catalisou um movimento global de conscientização sobre os direitos do consumidor e influenciou a adoção de legislações e políticas em diversos países para proteger os interesses dos consumidores”, detalhou Genilto.  Para o secretário, a atuação do Procon não apenas protege os consumidores de possíveis abusos, mas também contribui para uma relação mais equilibrada e transparente entre consumidores e fornecedores, promovendo o desenvolvimento de um mercado mais justo e responsável.

O Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon Municipal faz um alerta. “com a ascensão da tecnologia e a introdução da Inteligência Artificial, temos observado o uso indevido em várias situações, visando enganar os consumidores e induzi-los ao erro. Qualquer atividade que envolva transações financeiras deve ser abordada com extrema cautela e reflexão ponderada. Antes de agir, é essencial reservar tempo para uma análise cuidadosa e pesquisa minuciosa. Evite decisões precipitadas e busque orientação adequada. Se mal utilizadas, as ferramentas digitais podem acarretar sérios prejuízos aos consumidores. Portanto, é recomendável agir com prudência e manter vigilância constante ao lidar com tais tecnologias”, pontuou o secretário.

O estudo do Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) prevê que as vendas relacionadas ao Dia do Consumidor, comemorado nesta sexta-feira (15), devem subir 4%. Para aquecer ainda mais o ritmo de receitas e itens comercializados, parte dos empresários adotou estratégias para estimular o consumo no comércio varejista. Os recursos para fomentar as vendas vão desde a oferta de vantagens em estabelecimentos parceiros, cashback e as boas e velhas promoções.  

Segundo o presidente da CDL Cuiabá, Junior Macagnam, o Dia do Consumidor é a data que marca o início do calendário varejista em 2024 e pode ser considerada uma espécie de termômetro para as principais ocasiões para o comércio no primeiro semestre. "É uma data para lembrar a  importância do consumidor e que destaca os seus direitos. Para cativá-lo, o comerciante precisa focar na pessoalização e na qualidade do atendimento para melhorar a experiência do consumidor, tratando cada cliente como se fosse único, além de apostar em criatividade e bons descontos. Em relação a um dia normal, o faturamento chega a subir cerca de 20%". 

"Esse dia tem o objetivo de conscientizar os consumidores sobre seus direitos e promover a reflexão sobre a relação entre consumidores e fornecedores de produtos e serviços. Além ainda de chamar atenção dos consumidores, mas também dos fornecedores, a data foi instituída para buscar essa harmonia de mercado, para que eles conhecessem bem os seus direitos e os fornecedores os seus deveres nas relações de consumo”, finalizou Genilto.
 

 

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