P.I. 6669 Cãmara Municipal de Barra do Garças 17 a 31 de DEZEMBRO 2024

VERdade

Procurador-geral de Contas destaca TCE-MT como referência nacional em transparência pública

Por Secom TCE/MT
Publicado em 07-12-2024 às 10:21hrs
TCE-MT recebeu selo Diamante de qualidade da transparência pública.

O procurador-geral de Contas, Alisson Alencar, destacou, na manhã desta quarta-feira (4), o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) como referência nacional em transparência pública. O pronunciamento foi realizado durante a solenidade de conclusão do 3° ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), no auditório da Escola Superior de Contas, que contou com a participação de prefeitos, auditores, controladores internos e servidores de diversos municípios de Mato Grosso, além de autoridades locais.

Na ocasião, das 288 unidades avaliadas, 69 unidades gestoras foram certificadas com os selos de qualidade Diamante, Ouro e Prata. O Programa Nacional de Transparência Pública obteve um aumento de 53% no número de portais de órgãos públicos que alcançaram nível de qualidade superior a 75% dos 124 critérios de avaliação. 

O procurador-geral de Contas elogiou a iniciativa do TCE-MT e ressaltou a importância da transparência para a administração pública e a sociedade. “Eu me sinto muito honrado em participar desta solenidade, que celebra o sucesso e a excelência de instituições comprometidas com a transparência em suas gestões. Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas é essencial. A transparência traz benefícios para a gestão pública, gera valor, confiança e maior informação para a sociedade, fortalecendo a democracia e a eficiência administrativa”, afirmou.

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Sérgio Ricardo, destacou que a transparência está diretamente associada à competência e eficiência na gestão pública. Ele celebrou o crescimento de 53% nos índices de transparência e ressaltou o compromisso do TCE-MT em oferecer cursos permanentes para orientar e preparar gestores. "Nosso objetivo é auxiliar as administrações públicas, promovendo capacitação, para que erros sejam evitados e a gestão seja cada vez mais eficiente", afirmou.

O PNTP é liderado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), pelo Tribunais de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

Alencar destacou ainda o protagonismo do TCE-MT na promoção da transparência. “Ouso dizer que, no Brasil, não há instituição que estimule mais a transparência do que o TCE-MT. Parabenizo o conselheiro Sérgio Ricardo por apoiar esta iniciativa e o conselheiro Antônio Joaquim, que, lá atrás, lutou para que os Tribunais de Contas se tornassem referência em transparência, incentivando outras instituições brasileiras a seguirem o mesmo caminho”, declarou.

De acordo com o coordenador nacional do Programa e ouvidor-geral do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim, o programa tem o objetivo de propiciar ferramentas claras para a sociedade através do controle social. “Reafirmo a minha paixão pela cidadania e controle social. Todos os países só avançam quando a sociedade participa, na forma de contribuir com críticas. A democracia só vai ser adequada e com qualidade se a sociedade evoluir na qualidade das suas escolhas e só se evolui participando no dia a dia da gestão pública”, concluiu.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais