O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) celebrou, na noite desta terça-feira (10/12), a conclusão da Jornada de Inovação do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), que beneficiou 56 empresários. O programa, de alcance nacional, tem como objetivo aumentar a produtividade e competitividade de Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).
Com duração de seis meses, o programa oferece acompanhamento personalizado e gratuito, com foco em promover a inovação nos negócios, por meio da atuação de um bolsista ALI.
A proprietária do Laticínio J3, Renata Costa Marques Neves, que também foi reconhecida no evento como caso de sucesso, disse que o Programa ALI apontou detalhes que ela não via no dia a dia durante as atividades operacionais do empreendimento.
“Eu gostei bastante de participar. O Sebrae sempre foi parceiro na minha jornada como empresária. O Programa ALI me ajudou bastante na questão de abrir a minha cabeça com problemas do cotidiano, que a gente, às vezes, está envolvida em outras demandas e não enxerga”, ressaltou Renata, que atua no setor há mais de 16 anos.
Ela também compartilhou uma conquista marcante alcançada com o apoio do Sebrae: a criação de um produto novo, no qual foi premiada no 1º Concurso de Queijo de MT, que reconheceu os melhores produtos lácteos do Estado. “Competimos na categoria inovação regional e criamos um queijo trufado com furrundu. Nossa criação foi a ganhadora e ficamos muito5 felizes por este reconhecimento. Eu acho que o empresário tem que sempre buscar maneiras de inovar e o Sebrae sempre ajuda nesta questão”, explicou.
O diretor técnico do Sebrae/MT, André Schelini, reforçou a relevância do Programa ALI para o desenvolvimento dos pequenos negócios. “Acreditamos no potencial transformador deste programa e por isso ele é oferecido gratuitamente, reforçando nosso compromisso de investir nos pequenos negócios e apoiar o crescimento do empreendedorismo no estado”, destacou.
Ampliação
O Programa ALI integra a iniciativa ‘Brasil Mais Produtivo’, uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o SEBRAE e outras instituições. A gestora estadual do programa, Mara Marques, anunciou que, em 2025, o programa será expandido para atender empresários de novas cidades do estado.
“Nos últimos anos, a gente vem atuando na região metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande. Vamos expandir a atuação do programa para as demais regiões do estado. Este é um dos programas mais robustos do sistema Sebrae, com mais de 15 anos de trajetória, sendo operado nas 27 federações, promovendo transformações imediatas e impactantes nos negócios. Essa expansão é essencial para levar essa oportunidade a outras cidades de Mato Grosso, impulsionando a inovação no estado”, destacou Mara.
O evento, realizado no restaurante Chalé Gastro & Bar, em Cuiabá, reconheceu três empresários como casos de sucesso do Programa ALI. Eles participaram de um painel para compartilhar os resultados alcançados, como aumento de faturamento e produtividade em seus negócios.
Os participantes também assistiram à palestra “Como ser a escolha óbvia dos seus clientes”, ministrada pelas empresárias Ingrid e Karen, da The Whole, especialistas em branding e posicionamento de marca.
Equipe do Programa ALI que atuou junto aos 56 empresários em noite de reconhecimento do trabalho
Próxima edição
Nos últimos cinco anos, o Programa ALI já beneficiou mais de 1.500 empresas em Mato Grosso. Empresários interessados em participar da próxima edição podem acessar o site do Sebrae e se inscrever. A nova turma terá início em fevereiro de 2025.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!