Otica seu Filó

VERdade

Projeto "Elas Empreendem" será ampliado em Várzea Grande

Por Sicom PMVG
Publicado em 14-08-2023 às 10:27hrs
O projeto ‘Elas Empreendem’ - que atualmente é realizado em 44 bairros que atingem as microrregiões dos territórios dos Centros de Referência em Assistência Social - CRAS - será ampliado e vai beneficiar um número maior de mulheres em Várzea Grande.

O comunicado foi feito pelo prefeito Kalil Baracat, durante o evento de entrega de certificados a 500 alunas que participaram de capacitações, neste primeiro semestre, na Casa de Sarita.  

“Nada disso é possível, não só na assistência social, como nas demais pastas da prefeitura, sem a participação de vocês, que me dão força e ajudam para que os projetos, as obras e as coisas aconteçam. Hoje as palmas são para vocês que estão concluindo uma etapa de suas vidas. Esse espaço foi desenhado com muito carinho e amor, e saiu do papel porque estava em meu plano de governo, que era o de criar um Centro de Empoderamento da Mulher. Esse evento é motivo de orgulho para mim e minha equipe receber essas mulheres com sorrisos nos rostos e com brilho no olhar do dever cumprido”.

Ovacionado pelas mulheres presentes no evento, o prefeito Kalil Baracat, disse que o sentimento é de gratidão pela demonstração de carinho e respeito a sua pessoa. “Isso demonstra que estamos no caminho certo, fazendo políticas públicas que vão ao encontro dessas mulheres, e de jovens, crianças e em todas as áreas, seja na assistência, na saúde, educação, na cultura e isso é muito gratificante, aliás, esse o reconhecimento do dever cumprido”, observou. 

A primeira-dama, Kika Dorilêo Baracat agradeceu ao prefeito Kalil Baracat por prontamente ter abraçado o sonho de tirar do papel a Casa de Sarita e transformá-la em realidade.  “Quando eu vim visitar essa casa, eu já via essa quadra, como está hoje, repleta de mulheres, e de mulheres qualificadas, empoderadas, parceiras e amigas uma das outras mulheres.  Eu já via isso acontecer e chegar aqui e ver essa quadra lotada é a concretização de um sonho. E eu tenho certeza de que Sarita Baracat também está muito feliz porque ela foi uma pioneira no empoderamento feminino aqui no município. A Educação, a qualificação profissional realmente é o que nós mulheres devemos buscar, cobrar e insistir para que as nossas vidas sejam transformadas. Essa é a primeira etapa do projeto, porque neste segundo semestre de agosto vamos dobrar o número de bairros que serão atendidos, porque todas as mulheres merecem ter acesso ao Elas Empreendem”, comemorou. 

A coordenadora do Elas Empreendem, Ellen Costa, reafirmou a importância do projeto que tem como foco o fomento do empreendedorismo feminino, e a emancipação social e econômica de meninas e mulheres, garantindo a oportunidade de melhoria na renda familiar, o desenvolvimento de suas capacidades e habilidades para a convivência social e comunitária, promoção da autoestima e preparação para o mercado de trabalhos. “Realizamos diversos cursos dentre eles de artes finas, crochê, pintura em tecido, amigurumi (técnica japonesa de crochê), designer de sobrancelhas, costura criativa e automaquiagem e podemos dizer que todas as alunas concluem o curso com 100% de aproveitamento e aptas a desenvolverem a atividade concluída. Estamos felizes em poder ajudar essas mulheres a serem protagonistas de suas vidas, e de terem condição de melhorar a sua condição financeira”.    

Representando a Câmara Municipal, o vereador Ícaro Reveles destacou o bom trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Várzea Grande, em especial pela Secretaria de Assistência Social. “Nós, enquanto Poder Legislativo, esperamos do poder público que devolva à sociedade curso de qualificação profissional, saúde e educação. Eu que tive a oportunidade de conhecer Sarita Baracat na época do Couto Magalhães, lembro que ela sempre nos deu exemplo de quanto a educação muda do cidadão, além de esporte e cultura.  Eu posso dizer que conheci Sarita e Aziza Baracat que foram mulheres que mudaram a realidade de Várzea Grande através de ações como esta que estamos vivenciando aqui, curso de qualificação e educação. Espero que essa Casa de Sarita dê muito bons frutos e ajude muito mais as mulheres de Várzea Grande a serem independentes”.  

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que as participantes das diversas oficinas desenvolvidas na unidade social, são a razão do ‘Elas Empreendem’ e do existir da Casa de Sarita. “Estamos sendo referência e esse sucesso se deve a vocês, porque se o programa fosse lançado e não tivesse adesão, nada disso teria sentido. Então a razão desse sucesso se deve a cada uma de vocês que hoje recebem o certificado de conclusão de curso. Vocês são essenciais no caminhar da assistência social”.

A secretária na ocasião agradeceu ao prefeito Kalil Baracat e à primeira-dama, Kika Dorilêo Baracat, por não medirem esforços para realizar, apoiar e avançar nas políticas públicas voltadas para as mulheres. “Estamos recebendo na ‘Casa de Sarita’, semanalmente, profissionais, secretárias e primeiras-damas de outros municípios para conhecer o modelo de trabalho realizado em Várzea Grande. Estamos sendo referência, e essa referência se deve muito a nossa primeira-dama, Kika Dorilêo Baracat que tem fortalecido as ações e programas sociais no município e por idealizar a Casa de Sarita que hoje se frutifica”. 

A aluna Laudiane Maria da Silva conta que foi difícil concluir o curso. Por ter com quem deixar os filhos teve que trazer os pequenos para a Casa de Sarita, e contou com a ajuda das atendentes para que pudesse se manter atenta aos ensinamentos. “Agradeço imensamente a ajuda dessas pessoas que acolheram os meus filhos e que ajudaram a realizar o curso sem interrupção. Agradeço também a instrutora que sempre me apoiou e que nas horas difíceis tinha sempre uma palavra de incentivo.  Quero também agradecer ao prefeito Kalil Baracat e à primeira-dama pela iniciativa de criar essa casa voltada para as mulheres, principalmente, para aquelas que assim como eu, necessita desse incentivo e acolhimento”, acrescentou. 

PALESTRA: Flávia da empresa WebFlávia destacou a sua trajetória de vida e que antes de se tornar empresária de sucesso da área de publicidade e marketing, sofreu violência doméstica e familiar. Ela conta que passou por muitos momentos difíceis, mas que nunca desistiu e que a sua independência financeira foi impulsionada pela força de vontade, inteligência e resiliência. 

“O que eu quero mostrar para vocês é que todas nós temos uma força interior capaz de sobrepor qualquer barreira, mas para que isso aconteça é necessário acreditar que isso é possível. A minha história de vida não foi fácil, mas não me deixei abalar, e fui à luta. Assim como eu consegui, vocês também podem se superar”, disse.

Flávia acredita que inspirar mulheres é fundamental para todas aquelas que conseguiram ter a liberdade de assumir o protagonismo de suas próprias vidas e dizer para as outras mulheres que podem ser uma empreendedora também. “Eu sempre digo que fora do empreendedorismo não tem muita saída para as mulheres, por isso é importante que você tenha o seu trabalho, seu dinheiro e de decidir a sua vida”, pontuou.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais