PI 10027 SECOM - GOV MT - BALANÇO HOSPITAIS ESTADUAIS 2024 de 18 a 23 de DEZEMBRO 2024

VERdade

Secretaria da Mulher de Cuiabá e sua fundamental atuação

Por Secom Pref. Cuiabá
Publicado em 27-11-2024 às 10:52hrs
Márcia Pinheiro é Primeira-dama de Cuiabá, empresária, pós-graduanda, integrante da Virada Feminina e vice-presidente da Associação Nacional de Primeiras-Damas.

A manutenção da Secretaria Municipal da Mulher em Cuiabá comprova a relevância de medidas que abrangem educação, qualificação, saúde e uma rede estruturada de apoio. Essa rede envolve a Defensoria Pública, o Ministério Público e o Judiciário, reafirmando o compromisso com um direito básico: permanecer viva. À primeira vista, isso pode parecer óbvio. No entanto, neste 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, ao confrontarmos a realidade de que Mato Grosso possui a maior taxa de feminicídios do país, essa premissa se torna ainda mais urgente. De janeiro a outubro de 2024, o número de feminicídios no estado aumentou 14%. Os dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Em Cuiabá, as marcas do feminicídio continuam a assombrar a sociedade. Horaíde Bueno Stringhini, 84 anos; Juliana Alves Pereira dos Santos, 27 anos; Enil Marques Barbosa, 59 anos; Josiane Ferreira da Silva, 26 anos; e a travesti Gisa (Gerardo Ribeiro de Lima), 55 anos, são exemplos trágicos e inaceitáveis da brutalidade e da misoginia que ainda imperam. Esses casos não são apenas números ou histórias isoladas, mas um grito de alerta. É inegável que ainda há muito a ser feito para combater essa realidade e proteger vidas da crueldade que insiste em se perpetuar.

Na capital mato-grossense, a criação da Secretaria da Mulher, a primeira do Estado, reflete minha preocupação em transformar esse cenário. Acredito que não é possível agir de forma isolada; é necessário implementar estratégias que promovam a empregabilidade e a qualificação, alcançando mulheres que, mesmo enfrentando uma rotina de violência, continuam submetidas à crueldade. Minha defesa pela implantação e permanência de uma estrutura dedicada a agregar ações e medidas, além de auxiliar na criação e implementação de políticas públicas, é uma resposta direta à necessidade de uma atuação estruturada e permanente no enfrentamento à violência de gênero.

Cuiabá, entre outros bons exemplos, é hoje uma referência nacional nesse trabalho, com a implementação do programa que garante o pagamento de um salário mínimo para cada criança ou adolescente que perde a mãe vítima de feminicídio. A estruturação e formatação desse projeto têm origem na Secretaria Municipal da Mulher. Outra iniciativa pioneira no país é o Espaço de Acolhimento, que oferece assistência às mulheres no HMC Dr. Leony Palma de Carvalho e na UPA Verdão.

Por meio dessa Secretaria, é possível dar voz às mulheres silenciadas e alcançar aquelas que ainda não reconhecem a violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial que sofrem. Entendo que esse tema deve ser uma prioridade nas agendas das três esferas de governo e sempre mantive o diálogo para promover estruturas na capital que auxiliem nessa construção. Um exemplo notável foi a articulação feita em 2021, menos de um ano após a criação da Secretaria da Mulher, quando Cuiabá obteve apoio do governo federal para a implantação do Centro de Referência, atualmente em construção na região do Alvorada.

Serei sempre intransigente na defesa da manutenção e do fortalecimento da Secretaria Municipal da Mulher em Cuiabá. Essa estrutura é um pilar essencial para a proteção, o acolhimento e o empoderamento das mulheres. Representa um compromisso contínuo com políticas públicas que rompem ciclos de violência e criam oportunidades de transformação real na vida das mulheres cuiabanas. Com iniciativas integradas e parcerias sólidas, é possível avançar. A luta é por todas nós.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais