Otica seu Filó

VERdade

Secretaria da Mulher promove blitz educativa contra o assédio nas comemorações de Carnaval

Por Secom PMC
Publicado em 11-02-2024 às 09:20hrs
A equipe percorre, neste sábado (10), a região do bar Baronês e alguns blocos de Carnaval da capital como da Praça da Mandioca e região da praça 8 de Abril, em frente ao tradiconal Choppão.

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, em parceria com o Núcleo de Apoio à Primeira-dama e Secretaria Municipal da Mobilidade Urbana, promoveu uma blitz educativa com orientação e conscientização contra o assédio durante o período de Carnaval.

A iniciativa busca fazer cumprir o protocolo “Não é Não”, aprovado em lei federal, que busca proteger mulheres e prevenir o assédio em ambientes festivos como bares, casas de show e demais estabelecimentos com venda de bebida alcoólica.

Segundo a titular da pasta, Cely Almeida, a oportunidade é mais uma ação da pasta que busca a promoção da conscientização popular acerca dos direitos das mulheres e combate à violência de gênero.

“Ano passado alcançamos mais de sete mil pessoas nessas iniciativas de conscientização e orientação da sociedade. E agora, no Carnaval, buscamos mais uma vez sensibilizar os homens sobre o ‘Não é Não’. Respeitar as mulheres, se divertir com moderação, com amor e, acima de tudo, mostrar para as mulheres que estamos vigilantes e que elas podem ter segurança”, explicou.

Foram distribuídos mais de 1.550 folhetos, cartilhas e demais materiais informativos nos principais pontos da boemia em Cuiabá como Praça Popular, região que aglomera os principais bares e casas noturnas da Capital.

A moradora do bairro Popular, de 25 anos, Jacqueline Piranello, se disse impressionada com a iniciativa do município em levar orientação, principalmente para a segurança das mulheres saber como combater a importunação.

“Estou maravilhada com esse trabalho porque eu vou para o Carnaval e me sinto insegura, às vezes, por causa de assédio. É muito bom ter essa orientação de saber como buscar os meus direitos e também saber que existe essa sensibilização para tornar as festividades mais consciente”, elencou.

A equipe percorre, neste sábado (10), a região do bar Baronês e alguns blocos de Carnaval da capital como da Praça da Mandioca e região da praça 8 de Abril, em frente ao tradiconal Choppão.

Conheça abaixo algumas medidas previstas na lei:

  • A vítima tem o direito de ser atendida de maneira rápida pela equipe do estabelecimento;
  • A equipe também tem a obrigação de proteger e afastar a vítima de seu agressor, inclusive do seu alcance visual;
  • Em situações de constrangimento, o estabelecimento poderá retirar o acusado do ambiente e impedir seu retorno;
  • Caso a vítima decida sair da festa, ela deverá ser acompanhada até o seu transporte.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais