PI 10027 SECOM - GOV MT - BALANÇO HOSPITAIS ESTADUAIS 2024 de 18 a 23 de DEZEMBRO 2024

SAÚDE

Secretários de Saúde de Cuiabá e de Mato Grosso dialogam sobre as demandas para área

Por Secom PMC
Publicado em 20-03-2024 às 08:39hrs
O encontro foi para discutir questões relacionadas à saúde pública em Cuiabá

Nesta segunda-feira (18), o secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira e o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo reuniram-se para discutir questões relacionadas à saúde pública em Cuiabá. Durante o encontro, foram abordados alguns temas relevantes, visando encontrar soluções para os desafios enfrentados na área da saúde na capital mato-grossense. Além dos secretários de Saúde do Estado e do Município, também estivera presentes o secretário adjunto de Gestão da SMS, Marcus Fabrício, o coordenador de Obras e a arquiteta da SMS, José Luiz Rangel e Thalita Juiz e os adjuntos do Estado, Kelluby Oliveira, Mayara Galvão e Juliano Melo.

Uma das pautas principais da reunião foi sobre a antecipação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) durante a intervenção do Estado na saúde da cidade. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) havia determinado que o Estado antecipasse valores do ICMS e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) devidos ao Município, o que foi feito durante o período interventivo. No entanto, essa antecipação começou a ser descontada diretamente dos recursos destinados à saúde municipal, causando um déficit nas contas da Secretaria Municipal de Saúde. O Secretário Adjunto de Gestão, Marcus Fabrício, expressou uma grande preocupação, pois desconto está prejudicando o gerenciamento dos recursos da saúde. Por sua vez, o Secretário de Estado, Gilberto Figueiredo, ressaltou que está cumprindo uma decisão do TCE e que não possui instrumentos legais para alterar essa situação. Ele enfatizou a necessidade de discutir o assunto com o TCE e demonstrou abertura para considerar quaisquer decisões que possam ser tomadas para resolver essa questão.

Outro ponto relevante abordado durante a reunião foi  sobre a estadualização do Hospital de Câncer e do Hospital Geral. O Secretário Gilberto informou que o Estado está em processo de realizar os trâmites burocráticos necessários para a estadualização dessas instituições. No entanto, ele ressaltou que o processo precisará ser submetido à aprovação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para que a estadualização seja efetivada.

Além disso, foi discutida a questão dos recursos para a reforma das unidades básicas de saúde. Foi mencionado que esses recursos só podem ser liberados mediante algumas exigências burocráticas. O adjunto do Estado, Juliano Melo garantiu que serão feitos ajustes e que haverá um alinhamento com a equipe de Obras do município para resolver as questões pendentes.

“Foi uma reunião de extrema importância, pois tivemos a oportunidade de conversar sobre assuntos primordiais para o andamento da saúde pública do município. O secretário Gilberto Figueiredo e sua equipe mostraram-se dispostos a colaborar para buscarmos soluções efetivas para garantir o acesso à saúde de qualidade para todos os cidadãos da capital mato-grossense.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

VERdadeVer Mais