PI 47616_ ALMT_ALÉM DA TELA DE 09 a 17 JULHO 2025

ECONOMIA

Setor de serviços cresce em maio pela quarta vez consecutiva, aponta IBGE

Por Secom Gov.BR
Publicado em 16-07-2025 às 09:16hrs
Frente ao mesmo mês do ano anterior, o volume de serviços no país aumentou 3,6%, a 14ª taxa positiva em sequência
Setor de serviços cresce em maio pela quarta vez consecutiva, aponta IBGE

O volume de serviços no Brasil cresceu 0,1% em maio na comparação com o mês anterior, alcançando o quarto resultado positivo consecutivo, com ganho acumulado de 1,6%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira, 11 de julho, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O índice de maio de 2025 se iguala ao ponto mais alto da série, alcançado anteriormente em outubro de 2024. O resultado positivo do mês foi puxado, principalmente, pela atividade de serviços profissionais, administrativos e complementares, que cresceu 0,9%. Quanto ao patamar pré-pandemia, o volume total de serviços está 17,5% acima de fevereiro de 2020. Frente a maio de 2024, o setor cresceu 3,6%, 14ª taxa positiva consecutiva.

ATIVIDADES — Na atividade de serviços profissionais, administrativos e complementares, que acumulou um ganho de 2,9% nos últimos quatro meses, o destaque ficou por conta do segmento de serviços técnico-profissionais, onde apareceram aumentos de receita das empresas que atuam com agenciamento de espaços de publicidade; serviços de engenharia; e intermediação de negócios em geral por meio de aplicativos ou plataformas de e-commerce.

Também houve avanços em outros serviços (1,5%), recuperando parte da perda de 2,1% verificada entre março e abril, e de informação e comunicação (0,4%), com o segundo acréscimo seguido e ganho acumulado de 0,5%. Já os transportes (-0,3%) e os serviços prestados às famílias (-0,6%) assinalaram as taxas negativas do mês.

ESTADOS — Em relação a maio de 2024, 21 das 27 unidades da Federação apresentaram expansão do volume de serviços. São Paulo teve a maior alta, de 5,6%, seguido por Rio de Janeiro (2,7%), Santa Catarina (5,7%), Minas Gerais (2,4%), Paraná (2,6%) e Distrito Federal (4,9%). Já o Rio Grande do Sul (-9,2%) liderou as perdas do mês, seguido por Bahia (-0,9%), Tocantins (-5,7%) e Pernambuco (-0,7%).

ACUMULADO — No acumulado de janeiro a maio deste ano, o volume de serviços teve expansão de 2,5% em relação ao mesmo período de 2024. Já o acumulado nos últimos 12 meses, ao avançar 3,0% em maio de 2025, acelerou o ritmo de crescimento frente ao observado em abril de 2025 (2,7%).

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais