UNICRED MATO GROSSO 2 BILHOES

VERdade

Sine de Mato Grosso impulsiona acesso ao mercado de trabalho com oferta de vagas e suporte aos trabalhadores

Por Secom gov.MT
Publicado em 25-02-2025 às 08:37hrs
Programa SER Família Capacita, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, também reforça a qualificação profissional dos mato-grossenses

O Sistema Nacional de Emprego de Mato Grosso (Sine-MT), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), tem desempenhado um papel fundamental na geração de empregos e facilitação do acesso ao mercado de trabalho. Mato Grosso lidera o ranking em empregabilidade no país e o Sine-MT se destaca ao oferecer vagas, intermediação de mão de obra e suporte aos trabalhadores.

A modernização dos serviços públicos também tem contribuído para a otimização do acesso às informações trabalhistas, como o exemplo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital), que tem facilitado a vida dos trabalhadores ao disponibilizar, em um único aplicativo, funcionalidades essenciais como acesso ao seguro-desemprego, FGTS, vagas de emprego e processos seletivos.

De acordo com a coordenadora do Sine-MT, Simone Koehler, o acesso à Carteira de Trabalho Digital é um avanço significativo para os trabalhadores, especialmente para aqueles que utilizam os serviços do Sine-MT, visto que a digitalização permite o acesso rápido e prático às informações trabalhistas, sem depender de documentos físicos, o que garante maior segurança e praticidade.  

“Além disso, o aplicativo permite que os trabalhadores consultem, solicitem e atualizem seus dados, a qualquer momento e de qualquer lugar, o que é fundamental em um mundo cada vez mais digitalizado. Essa ferramenta também contribui para a modernização e agilidade nos processos do Sine, tornando o acompanhamento das ofertas de emprego e o recebimento de benefícios mais eficientes, com menos burocracia e mais transparência”, ressaltou.

Com o aplicativo CTPS Digital, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais ou acessado via web, os trabalhadores têm mais agilidade na fiscalização de seus vínculos empregatícios e na consulta de informações trabalhistas consolidadas.

Com a integração das bases de dados do Governo Federal, o aplicativo também substituiu o aplicativo Sine Fácil, reunindo todas as funcionalidades necessárias em uma única plataforma, o que fortalece ainda mais o acesso dos trabalhadores às oportunidades oferecidas pelo Sine-MT.

Geração de empregos

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso segue como referência nacional na geração de empregos e empregabilidade.

O estado registrou a menor taxa média anual de desocupação do Brasil em 2024, com apenas 2,6%. Esse desempenho reflete o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento econômico e a qualificação profissional, fatores essenciais para a inserção da população no mercado de trabalho, reforçando a importância do Sine-MT na intermediação de mão de obra.

Atualmente, o sistema oferece, em média, três mil vagas de emprego por semana, mostrando que o mercado de trabalho mato-grossense segue aquecido. Apesar do volume de oportunidades, um dos desafios enfrentados é a falta de capacitação profissional da população.

 

Legenda - Curso de Costureiro Industrial do programa SER Família Capacita - no Distrito de Chumbo em POCONÉ - Créditos - Josi Dias


Foto: Josi Dias | Setasc-MT

Apesar do volume de oportunidades, um dos desafios enfrentados é a falta de capacitação profissional da população. Muitas vagas deixam de ser ocupadas por falta de qualificação dos trabalhadores, o que levou o Governo do Estado a investir fortemente em capacitação profissional por meio do Programa SER Família Capacita.

Criado pelo Governo de Mato Grosso, o programa tem o objetivo de qualificar trabalhadores e aumentar suas chances de ingresso no mercado formal. O programa oferece 50 mil vagas para capacitação, com prioridade para pessoas em situação de vulnerabilidade social, mas é aberto a toda a população do estado.

A primeira-dama Virginia Mendes, idealizadora do programa, destaca que a iniciativa busca proporcionar independência financeira e melhorar a vida dos trabalhadores e suas famílias.

“Nossa preocupação é dar a oportunidade para que os mato-grossenses tenham acesso a capacitação e atendam às necessidades do mercado de trabalho. Dessa forma irão conquistar uma profissão e a independência financeira”, afirma.

A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), coronel Grasi Bugalho, reforça a importância da capacitação profissional. Segundo ela, o estado tem atraído muitos trabalhadores de outras regiões devido à falta de mão de obra qualificada localmente.

“Queremos que a população mato-grossense seja qualificada e que as oportunidades de emprego e desenvolvimento social sejam para todos os mato-grossenses”, explica.

O Programa SER Família Capacita, executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), realizou um mapeamento das principais demandas do mercado de trabalho nos municípios do estado e oferece cursos alinhados às necessidades dos setores produtivos.

Em dois anos, o Programa atendeu 137 municípios de Mato Grosso, com mais de 22 mil matrículas realizadas em 48 cursos ofertados em diversas áreas, incluindo alimentos e bebidas, vestuário, construção civil, metalmecânica, automotiva, gestão, logística e tecnologia da informação. Com isso, Mato Grosso segue fortalecendo a empregabilidade da sua população, investindo na qualificação profissional e ampliando as oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais