ECONOMIA

35% do comércio cuiabano planejam fazer contratações temporárias

Por Da Assessoria CDL
Publicado em 11-11-2025 às 12:21hrs
Desse total, 89% dos comerciantes planejam efetivar os funcionários, mostra pesquisa da CDL Cuiabá

Pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) revela que 35% dos empresários da Capital pretendem contratar mais profissionais para o final do ano. O estudo foi realizado junto a comerciantes com lojas em bairros, shoppings e centro de Cuiabá e mostra que 89% dos entrevistados consideram a possibilidade de efetivar os funcionários posteriormente. 

A pesquisa foi realizada de forma presencial entre 21 de outubro e 6 de novembro. Conforme os entrevistados, 78% pretendem abrir de uma a três vagas, enquanto 17% têm quatro a seis postos disponíveis e 5% acima de 6 oportunidades. Do total, 72,2% dos empresários buscam profissionais para o cargo de vendedor. Em seguida, estão caixa (16,7%) e auxiliar (13,9%). 

Quanto à remuneração, a pesquisa mostra que 36,1% das vagas têm média salarial de pelo menos R$ 2 mil. 

A contratação de final de ano costuma ser uma grande "porta de entrada” no setor de comércio. “Tradicionalmente, o profissional que mostra um bom desempenho nesse período é efetivado. Por isso, é uma ótima oportunidade para quem quer começar uma carreira no varejo", explica o presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam. 

A pesquisa atesta a percepção do presidente: 89% das empresas entrevistadas afirmaram que planejam efetivar colaboradores após o período temporário. Além disso, 47% das empresas estão ofertando vagas com um período de contratação acima de dois meses.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

VERdadeVer Mais