PI 25198186 EDUCAÇÃO 10 ANOS SECOM GOVERNO DE MT de 08 a 15 de DEZEMBRO 2024

ECONOMIA

ALMT aprova lei que fomenta a economia local

Por Da Assessoria Fecomércio MT
Publicado em 07-12-2024 às 10:23hrs
Com sugestão da Fecomércio-MT, projeto de lei que institui a Política de Desenvolvimento do Comércio Local é aprovada na ALMT

PL aprovado já em segunda votação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso segue para sanção do governador do Estado

Atendendo à sugestão da Rede Nacional de Assessorias Legislativas da Fecomércio Mato Grosso (Renalegis-MT), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou o Projeto de Lei nº 835/2024, que institui a Política Estadual de Desenvolvimento do Comércio Local (PDC). A contribuição para o texto, de autoria do deputado estadual Diego Guimarães, fornece ferramentas que beneficiem o comércio local, por meio do tratamento diferenciado e simplificado para empresas no estado. O projeto aprovado em segunda votação na sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (5) segue para sanção do governador do Estado.

O superintendente da Fecomércio-MT, Igor Cunha, explicou em nota encaminhada ao parlamentar ainda no mês de junho, que a medida é uma iniciativa importante para fomentar o crescimento econômico e a sustentabilidade do comércio regional. “Reconhecendo a relevância do comércio local para a economia estadual, o projeto propõe objetivos nobres como a verticalização das cadeias produtivas, o incentivo ao desenvolvimento do comércio local e a redução das desigualdades sociais”.

A atuação da Assessoria Legislativa da Federação possibilitou ao parlamentar, na época, apresentar um Substitutivo Integral da propositura, que, segundo Guimarães, deve impulsionar atividades comerciais, desde a matéria-prima produzida em território mato-grossense até o consumidor final, cujo elo imprescindível é o comércio local. “Não há como negar a importância do comércio na geração de empregos e o no desenvolvimento socioeconômico do estado”, justificou o parlamentar.

A inclusão de estratégias específicas na propositura, recomendada pela Assessoria Legislativa da Fecomércio-MT, impactará positivamente os comerciantes com uma melhor operacionalização das medidas propostas e, ainda segundo nota do superintendente da Federação, permitirá a plena eficácia da propositura.

“Contribuímos com o texto propondo ações concretas e bem delineadas, com a oferta de programas de capacitação para comerciantes locais, incentivos fiscais claramente definidos, parcerias com instituições financeiras para facilitar o acesso ao crédito, e campanhas de promoção do comércio local entre os consumidores. Assim, o projeto não apenas afirmaria o compromisso do estado com o desenvolvimento do comércio local, mas também proporcionaria ferramentas tangíveis para que os comerciantes pudessem realmente se beneficiar dessas políticas, garantindo um crescimento econômico sustentável e inclusivo.”, disse Igor Cunha.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

EDUCAÇÃOVer Mais