Pi 297632 COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS- GOVERNO DE MT

VERdade

Amazon assina acordo com Brasil para exploração do espaço aéreo nacional

Por SPUTNICK
Publicado em 17-02-2022 às 11:02hrs
Esse é o primeiro acordo da Amazon na América Latina que garantirá à empresa o direito de explorar o espaço aéreo dos países.
Amazon assina acordo com Brasil para exploração do espaço aéreo nacional

CC BY 2.0 / Flickr.com / Centro de Voo Espacial Goddard /

 

A Amazon Web Services (AWS), plataforma de computação em nuvem da Amazon, assinou um Termo de Intenção Estratégica e Cooperação com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Segundo informações apuradas pela Veja, a empresa do bilionário Jeff Bezos se comprometeu a apoiar a inovação e o crescimento da indústria espacial do país.

O anúncio acontece um mês e meio depois da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) conceder o direito de exploração de satélite para a Starlink, subdivisão da SpaceX, do bilionário Elon Musk.

A iniciativa teve a colaboração da embaixada brasileira em Washington.

 

"O acordo entre a AEB e a AWS é uma iniciativa concreta em prol de maior integração do setor privado brasileiro e de nossa indústria aeroespacial com o ecossistema de inovação americano, o mais avançado do mundo na área espacial", disse o embaixador do Brasil em Washington, Nestor Forster Jr.

 

Por meio do trabalho em equipe do qual a embaixada se orgulha de participar, a cooperação na exploração espacial com os EUA está avançando. Após o acordo de utilização do Centro de Lançamento de Alcântara e os Acordos Artemis, conseguimos uma parceria entre a Agência Espacial Brasileira e a AWS.

O acordo define três metas para o desenvolvimento econômico e tecnológico do espaço aéreo brasileiro no longo prazo, por meio de iniciativas educacionais, econômicas e políticas, que beneficiarão o governo brasileiro, organizações espaciais comerciais brasileiras e startups focadas no espaço.

O primeiro satélite totalmente brasileiro, o Amazônia 1, é lançado no espaço (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920, 15.03.2021

A primeira delas prevê o "estabelecimento de programas nacionais de pesquisa e desenvolvimento espacial (P&D), fornecendo recursos de treinamento e impulsionando startups".

 

A segunda se trata da criação de um "Programa de Patrocínio de Dados Abertos da AWS, um repositório centralizado de dados espaciais. Isso permitirá que as partes interessadas acessem e analisem facilmente dados espaciais".

A terceira visa instituir políticas e estratégias para o desenvolvimento espacial, por meio de "discussões sobre políticas, estratégias e medidas regulatórias nacionais, em apoio aos objetivos espaciais civis, comerciais e de segurança nacional do Brasil".

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais