UNICRED MATO GROSSO 2 BILHOES

ECONOMIA

Aneel aprova reajuste na tarifa de energia para Mato Grosso

Por Da redação PNBonline
Publicado em 03-04-2025 às 09:09hrs
A tarifa para clientes de baixa tensão, que engloba residências e pequenos estabelecimentos, será de 0,34%.
Aneel aprova reajuste na tarifa de energia para Mato Grosso

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) homologou nesta terça-feira (01.04) o reajuste tarifário anual da energia para Mato Grosso. A tarifa para clientes de baixa tensão, que engloba residências e pequenos estabelecimentos, será de 0,34% e o reajuste começa a valer a partir do dia 08 de abril, dia do aniversário de Cuiabá. Atualmente Mato Grosso tem quase 1,7 milhão de consumidores de energia.

De acordo com a concessionária de energia do Estado, Energisa, o cálculo segue regra estabelecida no contrato de concessão, como a aplicação planejada dos recursos por parte da empresa, que tem também a missão de ser vigilante contra qualquer custo que onere o cliente sem necessidade. Isso vai do combate ao furto de energia à avaliação de projetos elétricos corretos.

Para os consumidores residenciais, que representam a maior parcela dos clientes da concessionária em Mato Grosso, a tarifa passou de R$ 0,84743 para R$ 0,85213 por kWh (quilowatt-hora).

Para clientes do Grupo B residencial, a tarifa de energia elétrica terá acréscimo ainda menor: 0,23% – acumulando um percentual negativo nos últimos dois anos. Para o Grupo A, que compreende os consumidores da média e alta tensão, o reajuste médio será de 5,42% em 2025.

Outro aspecto financeiro importante para o consumidor é que os preços das tarifas estão ficando abaixo do acumulado no mesmo período pelos dois principais índices econômicos do país. O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) foi de 9,29%. Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi de 5,48% nos últimos 12 meses.

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais