ECONOMIA

Após acordo com MP, vencimento do IPTU em Cuiabá fica para 19 de maio

Por Assessoria
Publicado em 25-04-2023 às 11:39hrs
A Prefeitura ainda comunicou que não vai emitir e entregar novos carnês na casa dos contribuintes.
Após acordo com MP, vencimento do IPTU em Cuiabá fica para 19 de maio

O Tribunal de Justiça validou o acordo entre o Ministério Público do Estado (MPMT) e a Prefeitura de Cuiabá, adiando a data de vencimento da primeira parcela e cota única do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) para o dia 19 de maio.

A Prefeitura ainda comunicou que não vai emitir e entregar novos carnês na casa dos contribuintes. Eles serão disponibilizados via internet, no site www.cuiaba.mt.gov.br, e nos postos de atendimentos para os contribuintes que não tiverem acesso à internet ou assim optarem.

O procurador-geral do Estado, Deosdete Cruz Junior, e o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), fecharam acordo em reunião na manhã de hoje.

Emanuel foi impedido de aplicar reajuste que chegava a 620% em alguns bairros, em decisão do Tribunal de Justiça no dia 30 de março, que considerou o ato abusivo e um “confisco de dinheiro do contribuinte”.

Por causa disso, na semana passada o prefeito publicou decreto, onde definiu que a primeira parcela do IPTU venceria já neste dia 25 de abril. Devido ao prazo extremamente apertado, o Ministério Público considerou que a população está sendo prejudicada e acionou o Tribunal de Justiça para que suspendesse os decretos.

O entendimento quanto a nova data foi validado via Termo de Acordo pela desembargadora Serly Marcondes Alves.

Para os contribuintes que já efetuaram o pagamento do IPTU com base em boletos emitidos antes da declaração de inconstitucionalidade da Lei Municipal 6.895/2022, o montante será devidamente compensado da seguinte forma: caso o valor efetivamente pago seja inferior ao novo valor do tributo, será gerado valor complementar referente a diferença para a devida quitação;

Caso o montante pago seja superior ao valor do tributo devido, será creditado para abatimento no IPTU2024, ou poderá ser restituído, bastando requerimento do contribuinte junto ao órgão municipal competente;

Para mais informações:

Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (CIAC: Rua Barão de Melgaço, 3814 - Centro Norte, Cuiabá - MT, 78005-300).
Loja de Atendimento ao Cidadão (LAC Sul): Rodovia Palmiro Paes de Barros, S/nº (acesso a Santo Antônio de Leverger).
LAC Norte: Espaço no Ganha Tempo CPA - piso térreo da Prefeitura de Cuiabá, Praça Alencastro nº158, Centro.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais