PI 82710 AL-MT CÍIRCULO DE PAZ de 23 a 30 DEZEMBRO 2024

VERdade

Assistência Social realiza 1º Ciclo Formativo voltado para os técnicos das unidades de Cras e CCI’s da capital

Por Secom PMC
Publicado em 02-03-2024 às 09:19hrs
Ao investir no desenvolvimento dos técnicos e na implementação das metodologias participativas, estamos comprometidos em elevar ainda mais a qualidade do atendimento nas unidades de Cras e CCI's

Os servidores que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Convivência para Idosos (CCI’s), participaram nesta quarta-feira (28), do 1º Ciclo Formativo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Atendimento Integral a Família (PAIF), realizado no auditório da Casa dos Conselhos. Tendo como tema "Metodologias Participativas", o objetivo do encontro foi para apresentar diferentes ferramentas e estratégias que permitam a melhoria do atendimento prestado nessas unidades da Prefeitura de Cuiabá, vinculadas à Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

"Nosso compromisso com o aprimoramento contínuo do atendimento nas unidades de CRAS e CCI's é essencial para garantir serviços eficientes e de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e social dos participantes, valorizando suas histórias, experiências e singularidades, promovendo com isso transformações sociais. Neste contexto, os participantes desempenham um papel fundamental nas proposições dos temas e atividades que serão desenvolvidas com os grupos de crianças, adolescentes e idosos”, explicou a Gerente do SCFV, Jenail Luciana de Almeida.

Uma das ferramentas adotadas durante a capacitação, foi o método ECOA, que trabalha as dimensões:  Experenciar, Compreender, Organizar, Agir e avaliar. Essa metodologia propõe o exercício da escuta ativa (de si e do outro) para posteriormente propor as intervenções socioeducativas, imbuídas de intencionalidade. "Esse método não só estimula a participação ativa, mas também, a criatividade e a resolução de problemas de forma colaborativa, promovendo uma relação horizontalizada entre as equipes e os participantes, possibilitando que as intervenções sejam mais eficientes, contribuindo para aprimorar a qualidade do atendimento prestado”, pontuou.

“Ao investir no desenvolvimento dos técnicos e na implementação das metodologias participativas, estamos comprometidos em elevar ainda mais a qualidade do atendimento nas unidades de Cras e CCI's, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento integral da comunidade a qual servimos”, concluiu a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência,Hellen Ferreira.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SAÚDEVer Mais