ECONOMIA

Atividades turísticas crescem 4,5% em abril, na comparação com o mesmo mês de 2023

Por Secom Gov.BR
Publicado em 18-06-2024 às 07:00hrs
No acumulado dos últimos 12 meses, o turismo registra ganho de 2,4%. A taxa positiva foi impulsionada pelas empresas que atuam com transporte aéreo de passageiros, serviços de bufê, hotéis, locação de automóveis e agências de viagens

O turismo brasileiro continua registrando alta em seus indicadores. Em abril de 2024, o índice de atividades turísticas apontou uma expansão de 4,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado. É o que informa a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), anunciada nesta quarta-feira, 12 de junho, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A 37ª taxa positiva seguida foi impulsionada, principalmente, pelo aumento na receita de empresas que atuam nos ramos de transporte aéreo de passageiros, serviços de bufê, hotéis, locação de automóveis e agências de viagens.

No primeiro quadrimestre de 2024, o acumulado mostra uma expansão de 1,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. Já com relação a março deste ano, o crescimento é de 2,3%. Com isso, o segmento de turismo se encontra 4,7% acima do patamar de fevereiro de 2020, mês anterior ao início da pandemia de Covid-19.

“Os números não mentem. O turismo brasileiro está em plena expansão, registrando taxas positivas em todas as comparações. E a nossa expectativa para o segundo semestre é ainda maior. Teremos importantes reuniões do G20, férias do meio do ano, Salão do Turismo, Feirão Nacional do Turismo e outros eventos que movimentarão a atividade turística em todo o país”, ressalta o ministro do Turismo, Celso Sabino.

O destaque está no aumento do volume de transporte de passageiros, que em abril de 2024 cresceu 9,9% em comparação com o mesmo mês de 2023. Em relação a março deste ano, o aumento foi de 10,2%. Dessa forma, o segmento se encontra, no quarto mês do ano, 3,2% acima do nível pré-pandemia.

Em termos regionais, oito das 12 UF's onde o indicador é investigado mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo, com destaque para Bahia (30,0%) e Minas Gerais (15,3%), seguidos por Paraná (11,3%) e São Paulo (2,3%).

ESTÍMULO - O Ministério do Turismo atua para incentivar os brasileiros a viajar mais pelo país. Uma das ações é o “Conheça o Brasil: Voando”, parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e as principais companhias do setor. O programa envolve a ampliação da oferta de novos voos e rotas, a possibilidade de “stopover”, adesivagem de aviões com imagens de destinos nacionais e a divulgação de áudios nos aviões, estimulando visitas a atrativos do país.

Já o “Conheça o Brasil: Realiza” permite o acesso de correntistas do Banco do Brasil a uma linha de crédito voltada à aquisição de serviços turísticos, com condições diferenciadas. O trabalho do MTur também engloba o “Conheça o Brasil: Cívico”. A iniciativa, que motiva estudantes, professores e pesquisadores a visitarem destinos conectados à história brasileira, tem um projeto-piloto desenvolvido em Brasília (DF) e cidades do entorno da capital federal.

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais