As aulas na rede municipal de ensino de Cuiabá foram retomadas nesta segunda-feira (10), dando início ao ano letivo para 57.516 estudantes matriculados. O retorno acontece nas 179 unidades de ensino, que incluem os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), na cidade e zona rural.
A volta às aulas reforça o compromisso da gestão municipal com um ambiente seguro e estruturado para os alunos, conforme garantido pelo prefeito Abilio Brunini e pela secretária municipal de Educação, Solange Dias.
Para isso, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou auditorias e reformas emergenciais nas unidades escolares, avaliando a infraestrutura e os serviços oferecidos. Foram constatadas boas condições em aspectos essenciais, como brinquedotecas, salas multiuso, parquinhos, alimentação adequada, iluminação e limpeza.
A Prefeitura também realizou melhorias nas instalações físicas das unidades escolares, garantindo a troca de lâmpadas, torneiras, sifões e válvulas. Além disso, foram efetuadas a limpeza dos ralos e do sistema de esgoto, a higienização de calhas e caixas d'água, e a dedetização de todas as unidades. O sistema de climatização também recebeu atenção especial, com todos os aparelhos de ar-condicionado funcionando corretamente para oferecer mais conforto aos alunos e profissionais da educação.
A rede municipal de ensino atende crianças a partir dos quatro meses, organizadas em cinco níveis: berçário (4 a 10 meses), maternal (11 meses a 2 anos), jardim 1 (2 a 3 anos), jardim 2 (3 a 4 anos) e pré-escola (4 a 5 anos).
No CMEI Jaíra Cuiabano Corrêa da Costa, localizado no Pedra 90, 273 alunos já estão usufruindo de brinquedoteca e sala multiuso totalmente equipadas. Já no CMEI Auro Ida, no Jardim Passaredo, e no CMEI Manoel de Barros, na região do Jardim Imperial, as crianças matriculadas podem aproveitar os parquinhos, que passaram por reformas recentemente.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!