Estimular o empreendedorismo rural para permitir avanços econômicos na Agricultura Familiar foi tema da reunião recente do deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), com representantes de seis Associações dos Produtores Rurais da baixada cuiabana, regiões Leste e Oeste: Três Pedras, Machado, Terra Vermelha, Pico do Amor, Pai Joaquim e Mineira. Nessa mesma linha, a superintendente administrativa da Secretaria de Estado e Agricultura Familiar (Seaf), Cirlene Garcia de Paula, explicou como funciona a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no Estado.
O PPA, integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e permite a compra alimentos por intermédio das Associações de Agricultores Familiares com dispensa de licitação e com valores compatíveis aos do mercado. Entretanto, o governo federal exige credenciamento na Central das Associações Rurais (CAR), Segundo Cirlene de Paula, toda documentação precisa estar correta para que o depósito seja realizado mensalmente, sem problemas.
“Destinei uma equipe minha para auxiliar as lideranças dos pequenos produtores na organização dos documentos necessários para adesão ao PPA. Por isso, estamos aqui na zona rural para mostrar que a solução para agricultura familiar é trabalhar unido com associações e cooperativas. Assim, será mais fácil comercializar o que se produz no campo. Viemos mostrar como isso funciona na prática, ouvir reivindicações e prestar contas do que já fizemos e estamos fazendo”, comentou Botelho.
Na ALMT, o deputado incentiva criação de áreas produtivas de acordo com a capacidade de cada localidade e habilidade do agricultor. Para o presidente da Associação dos Agricultores Familiares da comunidade Três Pedras, distrito da Guia, Almir Marques, o apoio do parlamentar para manter a família no campo é um trabalho reconhecido no local. “Num tempo muito rápido, Botelho nos ajudou com maquinários para lidar com a terra, e agora, se comprometeu em nos ajudar com a patrulha mecanizada. Também reivindicamos melhorias nas estradas e linhas de ônibus, pois não temos nenhuma aqui”, disse.
De acordo com Botelho, o setor não consegue dar saltos sozinho. “Cerca de 10 mil famílias movimentam a agricultura familiar em Mato Grosso e precisam de auxílio do Poder Público. Temos contado com o governo do Estado para levar mais investimentos e qualificações aos pequenos produtores”, ressalta o deputado, que é autor da Lei Nº 10.516, que institui a Política Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável da Agricultura Familiar. Para atender as demandas rurais, já apresentou 10 projetos de leis e mais de 600 indicações, que refletem no aumento da produção.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!