Otica seu Filó

POLITICA

Câmara elege, pela primeira vez na história, mesa diretora 100% feminina

Por Secom Câmara Cuiabá
Publicado em 03-01-2025 às 09:34hrs
Pela primeira vez

A Câmara Municipal de Cuiabá iniciou o ano de 2025 com um marco histórico: a eleição da primeira mesa diretora composta exclusivamente por mulheres. A decisão, anunciada nesta quarta-feira (1º), coloca Cuiabá como a única capital brasileira a ter uma liderança legislativa 100% feminina neste ano. A chapa eleita recebeu 19 votos favoráveis.

Durante a cerimônia de posse, a vereadora Paula Calil (PL) foi escolhida para presidir a Câmara, acompanhada pela vice-presidente Maysa Leão (Republicanos), pela segunda-vice-presidente Michelly Alencar (União), pela 1ª secretária Katiuscia Manteli (PSDB) e pela 2ª secretária Dra. Mara (Podemos).

Em seu discurso de posse, a presidente eleita Paula Calil destacou o simbolismo dessa conquista e os desafios que ainda estão por vir.

“É um cargo (presidência da Câmara) de extrema importância que me foi confiado pelos pares nesta instituição tão relevante. Ao assumir a presidência dessa Casa Legislativa, estou ciente da responsabilidade que carrego em garantir a voz de todos os vereadores”, afirmou a presidente.

Outro ponto abordado foi o compromisso com pautas essenciais para Cuiabá, como políticas públicas voltadas à saúde da mulher, educação inclusiva e combate à violência doméstica.

“A Câmara é o coração da nossa democracia, o espaço onde as decisões mais importantes para o futuro de Cuiabá são discutidas e decididas. Como presidente, vou defender com unhas e dentes essa Casa democrática”, acrescentou a vereadora Paula Calil.

A vice-presidente Maysa Leão ressaltou a responsabilidade de liderar uma mesa diretora totalmente feminina pela primeira vez.

“Somos a primeira capital do Brasil a ter uma mesa diretora 100% feminina, e isso é muito significativo. Estamos aqui hoje graças aos votos de vocês e à construção de um projeto no qual destaco a resiliência da nossa presidente Paula Calil, por não ter desistido dessa ideia”, afirmou.

Além das pautas sociais, a segunda-vice-presidente Michelly Alencar afirmou que a nova gestão também pretende priorizar o diálogo com a população e a transparência no uso dos recursos públicos.

“O nosso compromisso é com cada um dos senhores (vereadores eleitos). Vamos entregar o melhor resultado, fortalecer essa Casa, porque Cuiabá precisa de uma Câmara forte, diante dos inúmeros desafios que enfrentamos”, explicou a legisladora.

A eleição da mesa diretora foi amplamente celebrada por entidades e movimentos sociais, que veem o feito como um avanço significativo para a política cuiabana.

A 1ª secretária Katiuscia Manteli iniciou sua fala agradecendo aos vereadores que acreditaram no projeto apresentado pela chapa. “A presença da mulher na gestão pública é importante, e é muito significativo ver homens abraçando esse espaço para as mulheres”, comentou.

A 2ª secretária Dra. Mara expressou sua satisfação em fazer parte de uma chapa totalmente feminina e falou sobre a persistência das envolvidas para obter a aceitação de todos na Câmara.

“Quero dizer a vocês que aqui não estamos em busca de desigualdade. Estamos buscando a igualdade entre homens e mulheres, e acredito que, aos poucos, essa situação, especialmente na política, dará um grande passo para a mudança”, afirmou.

O grande desafio agora será demonstrar que a representatividade feminina pode trazer mudanças positivas para a cidade, tanto no fortalecimento das políticas públicas quanto como exemplo para as futuras gerações

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ESPORTESVer Mais