PI 82710 AL-MT CÍIRCULO DE PAZ de 23 a 30 DEZEMBRO 2024

VERdade

Cidades empreendedoras e sustentáveis

Por Nager Amui, analista técnico do CSS
Publicado em 07-01-2024 às 11:11hrs
Nager Amui é analista técnico do Centro Sebrae de Sustentabilidade, bacharel em direito, especialista em educação ambiental e gestão empresarial

O processo de urbanização que vem ocorrendo nos últimos anos trouxe vários desafios relacionados à sustentabilidade urbana, que vão desde a eficiência energética, economia circular e o acesso digno à mobilidade.

Além disso, devemos considerar o aumento da poluição e a resultante ameaça do clima como grandes incentivos imediatos para se promover a sustentabilidade nas cidades. Mas, é necessário fazer com que esses impactos negativos sejam mitigados por meio de ações governamentais e da própria população, sendo mais atuantes ao tema.

A construção e o planejamento de cidades sustentáveis deve ser efetivo, principalmente na consideração de um equilíbrio entre o desenvolvimento urbano, qualidade de vida e conservação ambiental, de forma que não devemos somente imaginar, mas sim concretizar ações e esforços junto aos governantes e sociedade.

São enormes os desafios a serem vencidos e que estão presentes nas agendas de desenvolvimento das cidades sustentáveis, desde a geração de energias renováveis, a destinação correta dos resíduos sólidos. A mobilidade urbana, onde podemos ter um transporte público eficiente e acessível a todos, a disponibilidade de áreas verdes, cuidados com o bem-estar e saúde da população, entre outros aspectos que se fazem necessários para o bem comum.

Cidades sustentáveis oferecem diversas possibilidades de fomentar e desenvolver o empreendedorismo, que é de suma importância para o crescimento e desenvolvimento da prosperidade urbana. Oportuniza com que os desafios e problemas sejam minimizados e tenham resolução, pois, urbanização empreendedora e sustentável gera grandes valores econômicos, ambientais, sociais e outros intangíveis, que tendem a gerar um maior bem-estar à população.

Mas para que isso ocorra e impactos sejam minimizados, depende de nosso compromisso com a sustentabilidade, bem como da vontade política para que possamos formular e implementar estratégias e políticas públicas que se adequem, para podermos finalmente termos acesso a prosperidade nas cidades, tornando-as empreendedoras e sustentáveis.

Exemplos de ações, atividades e conteúdos podem ser encontrados no site do Centro Sebrae de Sustentabilidade, que é uma referência nacional para o Sistema Sebrae.

Nager Amui é analista técnico do Centro Sebrae de Sustentabilidade, bacharel em direito, especialista em educação ambiental e gestão empresarial

COMP

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais