Otica seu Filó

ECONOMIA

Com apoio da Fapemat, startup em Cuiabá cria espaço de incentivo ao empreendedorismo e inovação

Por Secom Gov.MT
Publicado em 20-12-2024 às 10:18hrs
Proposta do Pátio Coworking vai além do espaço físico, tendo como objetivo de levar a economia colaborativa para o digital

Um dos principais motores de desenvolvimento econômico em Mato Grosso tem sido o empreendedorismo, que por meio de programas de fomento aos pequenos e médios negócios tem se mostrado essencial para casos de sucesso inovadores. Um exemplo é o espaço Pátio Coworking de Serviços Inteligentes para Empreendedores em Cuiabá, fomentado pelo Programa Centelha II MT, da 

Fundado em 2019 pelos cuiabanos Rafael Silveira e Letícia Alves da Silva, o “Pátio Coworking”, começou com um espaço colaborativo de 160 m², localizado na rua 24 de outubro, em Cuiabá.

“É um endereço que carrega memórias afetivas e um simbolismo especial para os fundadores. Apesar dos desafios pela pandemia, o casal demonstrou resiliência e capacidade de adaptação ao reinventar o modelo de negócio, mantendo a proposta de oferecer um ambiente de inovação com funcionalidade e colaboração tecnológica”, enfatizou o coordenador do projeto, Rafael Silveira Vieira da Silva.

Em 2023, o espaço deu um salto significativo com apoio de fomento do Programa Centelha II MT, permitindo a ampliação do espaço para 350 m², e o desenvolvimento de novos serviços, como o inovador Domo Cast, um estúdio móvel pioneiro, projetado e estruturado de forma flexível aberto a interferências externas, junto com o Pátio Estúdios, dedicado à produção de conteúdo.

A proposta do Pátio Coworking vai além do espaço físico, tendo como objetivo de levar a economia colaborativa para o digital, escalando o negócio por meio de tecnologias como aplicativos, serviços digitais e estúdio com tecnologia de ponta, oferecendo suporte e capacitação aos empreendedores de MT.

 

Atualmente o espaço Pátio Coworking figura entre as três melhores microempresas do prêmio Inova-MT, com uma matriz e três franquias próprias, todas em Cuiabá, oferecendo amplo serviços e infraestrutura com uma cafeteria própria, balcão de serviços para envios, recepção e endereços fiscais e comerciais, salas privativas e de reunião, espaço compartilhado com 22 estações de trabalho, auditório para 44 pessoas, estúdios fixo e móvel para produção de conteúdo.

 

O espaço tem como público-alvo profissionais autônomos e freelancers, empreendedores e startups, pequenas e médias empresas (PMEs), trabalhadores remotos consultores e prestadores de serviços, estudantes e pesquisadores, empresas de tecnologia e TI, profissionais criativos (designers, redatores, etc.), profissionais de vendas e representantes comerciais.

 

O Programa Centelha II-MT visa estimular a criação de empreendedorismo inovadores, oferecendo capacitação, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.

 

 

No Estado, o programa Centelha II é executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), e Fundação CERTI.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais